30/04/2022 às 12h06min - Atualizada em 30/04/2022 às 11h53min

Prefeitura organizou segunda reunião preparatória 7ª Conferência da Cidade

Ana Farias - leisecamarica.com.br

A Prefeitura de Maricá realizou a segunda reunião preparatória da 7ª Conferência da Cidade – Maricá por Você, na terça-feira (26/04). Moradores e representantes de instituições da sociedade civil debateram questões sobre sistema viário e mobilidade urbana. O encontro no distrito de Ponta Negra aconteceu no Centro de Educação Infantil Municipal Marilza da Conceição, em Cordeirinho, de forma híbrida com participações presenciais e online. O terceiro encontro será nesta quinta-feira (28/04), no Centro de Educação Infantil Municipal Professor José Carlos, em Inoã. As propostas serão levadas para a conferência municipal, de 20 a 22/05.

Durante o debate, foi apresentado o Plano de Mobilidade de Maricá, elaborado pela Secretaria de Urbanismo, e o diretor-presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia de Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, falou sobre o contrato assinado com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para desenvolver três tipos de ônibus (hidrogênio, híbrido e elétrico), que terão linha de montagem na cidade. A prefeitura terá a patente e receberá pela venda dos veículos, além de renovar a frota dos Vermelhinhos pelos ônibus de energia limpa, com emissão zero de carbono.

Entre ideias sugeridas, a população indicou projetos na área de mobilidade e sustentabilidade, transporte sobre trilhos, corredores exclusivos de ônibus, planejamento de rotas dos ônibus municipais, ocupação de praças públicas com artes e iluminação nos pontos de ônibus.

O secretário municipal de Urbanismo, Celso Cabral, destaca que será elaborado um relatório, com as propostas debatidas na conferência, para a construção de políticas urbanas para os setores da gestão.

“O resultado das discussões será um instrumento para que os Conselheiros da Cidade, que serão eleitos, façam a avaliação, monitoramento e proposições para que as ações sejam desenvolvidas”, afirmou Cabral.

A abertura da 7ª Conferência da Cidade acontece no dia 20/05, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, a partir das 18h, com autoridades e palestras iniciais. Já os debates, votações dos relatórios e eleição do Conselho da Cidade serão nos dias 21 e 22 de maio, das 9h às 17h, no CEPT Professora Zilca Fontoura, também na região central.

Pré-conferências municipais

As reuniões preparatórias acontecem por distrito. O terceiro encontro será nesta quinta-feira (28/04), no Centro de Educação Infantil Municipal Professor José Carlos (Rua Sete, Bosque Fundo, em Inoã). A penúltima preparatória será dia 03/05 no Centro de Educação Infantil Municipal Valéria Passos, esquina entre as ruas Oito e 34, em Itaipuaçu.

O último encontro antes da Conferência da Cidade acontece no dia 05/05, no auditório do Banco Mumbuca (Rua Eugênia Modesto da Silva, 293, Centro), somente com os representantes das instituições da sociedade civil. Todas as pré-conferências acontecem das 18h às 20h30.

Para participar das pré-conferências é necessário fazer as inscrições no portal da Prefeitura (www.marica.rj.gov.br/7aconferenciadacidade/participe) ou pelo e-mail [email protected], informando nome completo, nº de documento de identificação, telefone, e-mail, bairro e entidade de representação, se houver, ou simplesmente o participante pode ser inscrito como morador ou observador/ouvinte. Quem preferir também pode se cadastrar na sede da Secretaria de Urbanismo (Rua Álvares de Castro, 154, Araçatiba).

Nesta etapa da pré-conferência, as instituições da sociedade civil organizada interessadas devem fazer cadastramento e enviar os documentos comprobatórios de sua atuação no município para indicação dos delegados das suas entidades tais como: associações, sindicatos, conselhos, entre outros.

Para ser indicado ou eleito delegado da 7ª Conferência da Cidade é condição necessária ter se inscrito e participado de alguma das atividades da pré-conferência.

Sugestões

Na conferência municipal, os grupos de trabalho vão propor sugestões para os seguintes temas: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Saneamento; Uso do Solo – Habitação e Patrimônio Cultural e da Paisagem; Desenvolvimento Econômico, Urbano, Rural e Mar, Turismo; Mobilidade Urbana – Sistema Viário; e Uso e Ocupação do Solo, Macrozonas, Sistema de Planejamento Urbano.

Eleição do Conselho da Cidade

Ao final da conferência, serão escolhidos os membros, titulares e suplentes, do Conselho da Cidade (ConCidade), que é composto por representantes de movimentos sociais, empresários, trabalhadores e administração pública. O Conselho tem como função analisar, propor e fiscalizar mudanças e soluções nas políticas públicas.

O ConCidade é formado por 15 representantes, sendo cinco do Executivo e um do Legislativo; cinco de movimentos sociais e populares; um empresarial; um dos trabalhadores; um de instituição da sociedade civil; e um de Organizações Não Governamentais (ONGs).


Notícias Relacionadas »
Comentários »
publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp