13/09/2022 às 21h23min - Atualizada em 13/09/2022 às 21h23min

Profissionais da enfermagem anunciam paralização após suspensão do piso salarial

O protesto deve atingir a cidade de Maricá

 
O Sindicado dos Enfermeiros do Rio de Janeiro anunciou que os profissionais da enfermagem farão uma paralisação na manhã desta quarta-feira, 14, em forma de protesto à suspensão do piso salarial destinado aos trabalhadores da área. 


Os enfermeiros e técnicos de enfermagem de todo o estado, incluindo da cidade de Maricá, devem trabalhar com apenas 30% do efetivo, que irão atuar nas atividades essenciais, enquanto os outros 70% irão manifestar por 24 horas. 


A manifestação acontece devido a uma liminar que foi aplicada no último dia 4, em ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, suspendeu a lei que ajustaria o piso salarial dos funcionários na véspera do pagamento. 


A decisão, que seria para evitar um cenário de insegurança e um possível conflito jurídico entre os empregadores e os empregados, já que o setor de saúde não iria pagar os salários conforme a nova legislação, caiu como uma bomba para a classe, que ficou desesperada. 


Na sua decisão, o ministro estabeleceu prazo de 60 dias para que entes públicos e privados da área da saúde esclareçam as dúvidas que levaram o ministro a suspender o piso: quais impactos financeiros da lei, se haveria riscos de demissão nos hospitais e possível redução na qualidade dos serviços.


Uma votação aconteceu na última sexta-feira, 10, seguida de uma outra, que já foi iniciada, e, até o momento, cinco ministros do STF já votaram a favor da suspensão do aumento do piso salarial, porém ainda falta o voto de outros parlamentares. 


 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp