19/09/2022 às 16h01min - Atualizada em 19/09/2022 às 15h59min

Educação de Maricá fica entre as 10 melhores entre 92 cidades do Rio de Janeiro

- leisecamarica.com.br


A cidade de Maricá passou a ocupar a 10ª posição entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para alunos do 9º ano do ensino fundamental. 


O resultado, que mostra a qualidade da educação básica no município, foi divulgado na última sexta-feira, 16, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


O índice tem o objetivo de medir a qualidade do ensino nas escolas públicas por meio da aplicação de provas a cada biênio para alunos do 5º ano do ensino fundamental e do 9º ano do ensino fundamental. 


Nos anos finais (9° ano), a cidade avançou de um 4,8, em 2019, para 5,4, em 2021, números que fizeram o município subir 3 posições no ranking do estado, já que anteriormente ocupava o 13° lugar. Já nos anos iniciais, a cidade avançou do índice de 5,4 em 2019, para 5,6 em 2021, subindo 17 posições no ranking do estado, indo de 47º para 30º. 


Considerando os dados desde 2015, a cidade subiu da 59ª posição para a 30ª, um avanço de 29 posições. Os bons indicadores nessa etapa da aprendizagem evidenciam a regularidade no ensino, que não decai conforme os alunos ficam mais velhos. 


O resultado é fruto do compromisso coletivo da Secretaria de Educação e das escolas, que adotaram medidas para proporcionar ensino remoto de qualidade, retorno seguro das atividades escolares e valorização dos profissionais da educação.


“A Secretaria de Educação nunca deixou de acreditar na capacidade dos estudantes e das famílias, mesmo em períodos de maior dificuldade. Afinal, a educação é a esperança de dias melhores. Os resultados do IDEB são os frutos da dedicação nesses anos e seguiremos trabalhando para avançarmos ainda mais”, afirmou a Secretária de Educação, Adriana Costa.


As políticas sociais implementadas pela Prefeitura de Maricá também foram essenciais para garantir segurança alimentar e dignidade humana às famílias maricaenses no período mais difícil da pandemia da Covid-19.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp