17/12/2022 às 12h20min - Atualizada em 17/12/2022 às 12h18min

Cidade de Maricá apresenta aumento no número de furtos de celulares, aponta ISP

Segundo estatística, na cidade, a prática do crime cresceu 175% de um ano para o outro.

- leisecamarica.com.br
Fonte: G1


Dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ) mostram um aumento no número de furtos de celulares na cidade de Maricá, durante o ano de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo estatística, na cidade, a prática do crime cresceu 175% de um ano para o outro.


De acordo com o ISP-RJ, ao todo, 171 aparelhos foram subtraídos, em Maricá, sem que houvesse ameaça ou agressão ao dono do celular.


Em todo o Estado, foram registradas 24.999 ocorrências de janeiro a outubro deste ano, contra 10.701 registradas no ano passado, um aumento de 133%.


Com a chegada das festas de fim de ano, a tendência é de que esse número aumente, devido a grande circulação de pessoas nas ruas das cidades.


CUIDADOS PARA PREVINIR O FURTO


De acordo com o delegado Rafael Barcia, da 82ª DP, em Maricá, uma forma de evitar o crime neste período é carregar o celular o mais próximo do corpo, evitando bolsas e bolsos de calças.


Além dos cuidados para evitar os furtos, é importante, também, que as pessoas estejam prevenidas, caso o crime aconteça. Colocar senhas com grau de dificuldade elevado para desbloqueio do aparelho é fundamental, assim como ter em mãos o IMEI na hora de fazer o registro de ocorrência.


"O furto ou o roubo de celular pode ensejar muitos outros crimes. A pessoa hoje entra dentro do dispositivo eletrônico, ali consegue acessar a vida da pessoa. Banco, contatos... Então, muitas vezes de um furto de celular você tem crimes de estelionato, invasão de dispositivo móvel. Então é importante demais ir até uma delegacia de polícia o mais rápido possível, fazer o registro de ocorrência e apagar os dados o mais rápido possível para evitar o acesso desse criminoso aos seus aplicativos, a sua vida e tudo o que a gente tem dentro do celular hoje", orienta o delegado.



Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp