06/01/2023 às 20h03min - Atualizada em 06/01/2023 às 19h59min

Em 2022, Maricá registrou 11 casos de mpox na cidade

No estado do Rio de Janeiro, o número de casos já chega aos 1.330.

T.C - leisecamarica.com.br
Foto/Reprodução: Internet

Após a confirmação dos 1.330 casos confirmados da varíola dos macacos no estado do Rio de Janeiro, nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Maricá, para saber quantos casos foram confirmados na cidade. 


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no município de Maricá, foram confirmados 11 casos de varíola dos macacos, ou MonkeyPox (mpox), nome recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2022. 


Ainda segundo a Secretaria, o último caso positivo na cidade ocorreu no mês de setembro. Desde então, nenhum outro caso foi registrado em Maricá. 


Sintomas da doença


Os sintomas mais comuns entre os casos confirmados são: lesões espalhadas pela pele; febre de início súbito; lesão genital; adenomegalia ou linfonodos, conhecidos como ínguas; cefaléia ou dor de cabeça e astenia ou fraqueza. 


Entre os casos que tiveram a confirmação da forma de transmissão, 35,41% ocorreu por contato sexual. Outros 2,71% tiveram comprovadamente contato com casos de mpox.


Em novembro, a OMS recomendou que seja adotado mundialmente o nome de mpox para a doença, para evitar conotações racistas relatadas por diversos grupos. O atual nome foi criado após o vírus ser descoberto em macacos, em 1970.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp