02/03/2023 às 10h43min - Atualizada em 02/03/2023 às 10h42min

Unicef realizará pesquisa sobre a moeda social Mumbuca

Programa de transferência de renda de Maricá será mapeado junto com outras iniciativas brasileiras de proteção social

M.A - leisecamarica.com.br
Foto: divulgação



A moeda social de Maricá integrará uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Uma equipe da entidade foi recebida na cidade através da Secretaria de Economia Solidária na terça-feira, 28. 


Neste momento, os pesquisadores vieram em Maricá para conhecer as políticas sociais implementadas, como a Renda Básica Cidadania (RBC), popularmente conhecida como Cartão Mumbuca, que consiste no pagamento de 200 mumbucas (equivalente a R$ 200 reais) para cerca de 42 mil beneficiários. 


Os cientistas também conheceram o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) e o Programa de Amparo ao Emprego (PAE), criados no início da pandemia do Covid-19 em 2020 para proteger trabalhadores informais, autônomos e pequenas empresas. O Programa de Amparo ao Emprego (PAE), mais recente projeto criado por Maricá, também foi apresentado na ocasião. 


A cidade de Maricá foi a única selecionada da região sul-sudeste pela Unicef, que também irá seguir para outras regiões do país, como o território amazônico, semiárido e uma na região de Roraima.


A reunião, que contou com a participação do secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça, e da subsecretária Laura Castor, teve o propósito de mostrar todo o processo de criação do RBC, desde sua formulação, definição do perfil dos beneficiários, seleção das pessoas, etapas de pagamento, gestão, participação popular e o funcionamento do Banco Mumbuca.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp