22/08/2013 às 16h54min - Atualizada em 22/08/2013 às 16h54min

Novas turmas da Guarda Mirim terão aulas a partir de setembro

[caption id="attachment_18545" align="alignleft" width="300"]
Alunos das escolas Amanda Peña e Darcy Ribeiro participaram do curso da Guarda Mirim no primeiro semestre

Alunos das escolas Amanda Peña e Darcy Ribeiro participaram do curso da Guarda Mirim no primeiro semestre

Alunos das escolas Amanda Peña e Darcy Ribeiro participaram do curso da Guarda Mirim no primeiro semestre[/caption]

Maricá inicia em setembro a formação de mais 30 guardas mirins. Esta edição vai beneficiar os alunos das escolas municipais Professor Ataliba de Macedo Domingues e Marquês de Maricá, ambas em Itaipuaçu. A abertura acontece na próxima terça-feira (27/08) às 9h (Ataliba) e às 11h30(Marquês de Maricá) com a presença dos pais, alunos, autoridades municipais e representantes da Guarda Municipal. As inscrições podem ser feitas até o início das aulas, no dia 04/09. O projeto é desenvolvido pela secretaria municipal de Segurança em parceria com a secretaria de Educação.

O curso tem duração de quatro meses e as atividades serão realizadas no contraturno escolar. Serão inscritos 15 alunos de cada unidade com idades entre 9 e 12 anos. Além das principais orientações sobre o trabalho dos guardas municipais, os estudantes aprendem noções de cidadania, educação ambiental, prevenção às drogas, higiene e economia doméstica e participam de visitas guiadas a pontos turísticos e prédios públicos da cidade.

Entre as atividades práticas, está programada a ida dos alunos às ruas para que eles desempenhem funções como auxiliar pedestres na travessia de vias, orientar motoristas e motociclistas sobre a utilização de cinto de segurança e do capacete, além de monitorar o trânsito de veículos.

O projeto “Guarda Mirim” é realizado duas vezes por ano e em cada semestre duas escolas municipais são selecionadas para participar. A coordenadora Janaina dos Santos destaca que a iniciativa melhora o comportamento dos alunos na escola e em casa. “Eles aprendem noções de disciplina, respeito e ficam mais atentos aos estudos. Os pais também relatam que os filhos ficaram mais responsáveis depois que fizeram o curso”, declara Janaina, que coordena o curso com o auxílio da inspetora Ana Aretuza. “Eles passam a orientar pais, familiares e amigos sobre as leis do trânsito, como atravessar na faixa de pedestres e respeitar a sinalização”, exemplifica a coordenadora.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp