12/09/2013 às 19h39min - Atualizada em 12/09/2013 às 19h39min

Maricá: Procon-RJ apreende toneladas de carne estragada

[caption id="attachment_19923" align="alignleft" width="300"]
Mercadorias apreendidas.

Mercadorias apreendidas.

Mercadorias apreendidas.[/caption]

Durante a Operação Ouro Negro, realizada nesta quinta-feira (12-09) em Maricá pela Secretaria do Estado de Proteção de Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, fiscais flagraram em uma filial do supermercado Estrela do Sul cerca de cinco toneladas de alimentos vencidos. Entre os produtos, que exalavam forte odor nauseante, tinham carnes com péssima aparência e estavam vencidos, arroz, feijão, champignon e manteiga. Alguns deles estão vencidos desde 2011.

O supermercado está localizado na Rua Domício da Gama, no Centro do município. A ação contou com o auxílio de policiais militares da equipe de operações da 4ª CIA, vinculados ao 12º BPM de Niterói e policiais civis da 82ª DP, de Maricá. O proprietário da rede de supermercados Estrela do Sul foi levado pelo policiais até a 82ª DP para prestar esclarecimentos e deverá responder por crimes contra a saúde pública.

A quantidade encontrada de produtos impróprios para o consumo no estabelecimento é tão grande que ele foi fechado pelos fiscais do Procon-RJ, que passarão boa parte da noite pesando e contando o material para constar nos autos. Policiais irão ao supermercado na manhã desta sexta-feira (13-09) para recolher o material e serão acompanhados na ação pelo presidente do Procon-RJ, João Oliveira. O supermercado permanecerá lacrado.

"É impressionante, não tem explicação. O responsável tem de ser punido, pois quem faz isso é muito perigoso. Isso é um crime hediondo contra a população", comentou a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor Cidinha Campos.

Com a grande quantidade de produtos irregulares encontrado na filial do Estrela do sul, a operação do Procon-RJ só foi em mais dois outros supermercados do município: a filial do Multi Market de Inoã, onde foram encontrados 54,7 quilos de produtos vencidos e 147,5 quilos de alimentos sem informação de prazo de validade; e Princesa Supermercado, que tinha 125,2 quilos de alimentos sem data de vencimento definida. As lojas Tintas Caper, Codeplast, Bia Calçados e Giro Lar e Lazer não apresentaram irregularidades.

Balanço da Operação Ouro Negro:

1 - Princesa Supermercados: 121kg e 700g de carré suíno e 3kg e 500g de salsicha sem especificação;

2 - Multi Market (Inoã): 54kg e 700g de produtos vencidos entre requeijão, presunto, bacon, salsicha, coração e rabo de boi, 4kg de filé de merluza com validade de 14 de abril e 147kg e 500g de alimentos sem informação quanto prazo de validade entre língua, buxo, mocotó, carré, rabada e coração de boi;

3 - Supermercado Estrela do Sul (Centro): produtos ainda estavam sendo recolhidos e pesados até o fechamento desta matéria, mas já ultrapassam 5 toneladas.

[caption id="attachment_19890" align="aligncenter" width="800"]
O dono do supermercado Estrela do Sul irá responder em liberdade segundo o delegado da cidade, Henrique Pessoa.

O dono do supermercado Estrela do Sul irá responder em liberdade segundo o delegado da cidade, Henrique Pessoa.

O dono do supermercado Estrela do Sul irá responder em liberdade segundo o delegado da cidade, Henrique Pessoa.[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp