Um projeto que visava implementar uma viatura da Guarda Municipal nas escolas municipais de Maricá foi vetado pelo prefeito Fabiano Horta.
De acordo com as informações, o projeto tinha o objetivo de trazer mais segurança para os alunos e funcionários das escolas, já que com uma viatura nas unidades, seria possível impedir certas ações e garantir a integridade de todos. Entretanto, o projeto de lei foi vetado.
Após um levantamento feito pela Secretaria de Ordem Pública (SEOP), verificou-se que no município existem 73 escolas públicas, com isso, se o projeto fosse aprovado, demandaria um efetivo minimo de 73 guardas municipais por dia nas escolas.
Porém, isso implicaria em um grave prejuízo no planejamento operacional da Guarda Municipal, que no momento atual, não iria dar conta a demanda. Por isso, por enquanto, o projeto não poderá ser implementado na cidade.
Por outro lado, existe um grande número de candidatos que realizaram o último concurso da Guarda Municipal de Maricá, mas até agora não foram chamados para atuar no município.
“Vetaram um projeto que iria beneficiar muito as escolas municipais, por falta de agentes. Por que eles não chamam logo os candidatos que foram aprovados no concurso para aumentar a demanda de guardas e mudar isso?”, questionou um maricaense.
Contudo, vale lembrar que, na cidade de Maricá já existe o Grupamento de Ronda Escolar, que com viaturas caracterizadas, realiza diariamente um patrulhamento ostensivo pelas escolas do município para garantir a segurança e integridade de todos.