31/01/2024 às 09h00min - Atualizada em 31/01/2024 às 08h59min

Maricá aumenta número de exames de endoscopias e colonoscopias oferecidos à população

J. T. - leisecamarica.com.br
Foto ilustrativa/Internet

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, divulgou que o número de exames de endoscopias e colonoscopias oferecidos à população aumentou em quase 300%.


Os procedimentos são utilizados pelos médicos para identificar alterações no sistema digestivo e no intestino grosso ou no reto dos pacientes para realizar o tratamento adequado. 


Com os exames passando a ser ofertados no Hospital Che Guevara - anteriormente só eram oferecidos no Hospital Conde Modesto Leal - a média de endoscopias passou de 80 para 317 por mês, um crescimento de mais de 296%. 


Além disso, também houve um aumento expressivo nas colonoscopias feitas na cidade, passando de 36 para cerca de 137, resultando em um acréscimo de aproximadamente 280%. 


Os exames são marcados pela Central de Regulação do município, após encaminhamento do pedido pelos serviços da rede de saúde e agendados de acordo com os critérios de classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS), que prioriza os casos mais graves e urgentes.


Em 2023, foram agendadas 2.151 endoscopias, sendo 1.669 no segundo semestre, representando um crescimento de 246% em relação aos primeiros seis meses do ano, quando foram agendadas 482. 


Além disso, foram marcadas 944 colonoscopias durante o ano, sendo 728 entre julho e dezembro, um acréscimo de 237% em comparação ao período anterior do ano.


Com o aumento na oferta, houve uma redução de 76% na fila de espera por endoscopias e 46% por colonoscopias, trazendo mais rapidez para os moradores que precisam do exame.

 


“Após analisar as filas de espera, observamos a necessidade de ampliar a oferta de alguns exames e atingimos esse objetivo. Com o centro de imagem do Hospital Che Guevara, saímos de 36 colonoscopias agendadas para uma média de 137, e as endoscopias marcadas aumentaram de 80 para 317 aproximadamente”, disse Luana Rodrigues, superintendente do Complexo Regulador. 


“Assim, reduzimos a espera dos munícipes e alcançamos médias mensais que atendem às demandas da população, o que é fundamental para o cuidado qualificado”, destacou.


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