14/02/2024 às 12h52min - Atualizada em 14/02/2024 às 12h51min

Em parceria com a universidade rural, Maricá gera empregos com a venda de plantas ornamentais

J. T. - leisecamarica.com.br


Uma iniciativa do projeto Inova Agroecologia, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), está gerando emprego para os moradores de Maricá. 


Uma grande variedade de plantas ornamentais, com diversidade de folhagens, flores e frutos tropicais de alto valor comercial e muita beleza estão sendo produzidas no Horto da Agrobiodiversidade, que fica na Fazenda Joaquín Piñero, no bairro do Espraiado.


O mercado de flores e plantas ornamentais vem crescendo anualmente no Brasil e, de olho nesse ramo, as equipes do Inova estão testando condições do solo maricaense, a fim de verificar a viabilidade de produzir em maior escala no município. 


Ao desenvolver arranjos produtivos da floricultura em Maricá, o projeto incentiva a agricultura familiar, estimula negócios do gênero na cidade e gera mais emprego e renda.


"Há um ano introduzimos essas espécies, que tiveram uma excelente adaptação às condições do município. Elas já estão em fase de plena produção de flores de excelente qualidade, e das mais diversas espécies, capazes de florescer o ano todo", disse o engenheiro agrônomo e um dos coordenadores do Inova, Antônio Abboud. 


"Os testes indicaram a possibilidade de cultivo dessa plantas tropicais associadas a margens de florestas e mesmo dentro de associações agroflorestais, podendo se constituir em fonte importante de renda a agricultores familiares", completou.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp