27/03/2024 às 21h07min - Atualizada em 27/03/2024 às 21h07min

Assistência Social realiza trabalho de acolhimento a moradores em situação de rua em Maricá

J. T.



A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social, realiza o trabalho de acolhimento a moradores em situação de rua diariamente no município, principalmente no Centro. 


Com o crescimento populacional da cidade maricaense nos últimos, o número de pessoas que vivem na rua também multiplicou, chamando muita atenção da população e das autoridades. 


Diante desse quadro, a prefeitura iniciou um trabalho diário com equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) nas ruas, onde oferece as pessoas um local digno para que o público possa se alimentar, ter higiene pessoal e passar a noite.  


As casas de acolhimento, chamadas Centro Pop, ficam nos bairros Araçatiba e Mumbuca, ambos na Região Central de Maricá. 


Nos locais, são realizadas intervenções com técnicos e agentes para promover um trabalho humanizado conforme as normativas do Sistema Único de Assistência Social, contribuindo para a construção de novos projetos de vida.


“A escolha dessas pessoas que estão nas ruas é respeitada. Muitos vieram em busca de trabalho, perderam os elos familiares e não tem onde ficar. A gente faz esse trabalho de acolhimento, oferecendo opções para saírem das ruas, mas não podemos obriga-los. É feita é de reinserção familiar e para que possam tirar documentos na busca de trabalho ou ter um local apropriado para higiene pessoal, alimentação digna e onde possam dormir”, disse o Secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro.


Um levantamento da Secretaria aponta que, nos últimos dois anos, 124 pessoas foram domiciliadas, 56 reinseridas às suas famílias, 28 voltaram à sua cidade de origem e 37 conseguiram empregos encaminhados pelos serviços da secretaria.


Caso conheça alguém que queira ou precise de ajuda, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social, que fica na Rua Domício da Gama, no Centro.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp