26/09/2012 às 12h11min - Atualizada em 26/09/2012 às 12h11min

UPA de Maricá concentra casos de emergência

Para atendimentos ambulatoriais, população deve procurar postos de saúde

Inaugurada na última quinta-feira (20) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, em Inoã, reforçou a estrutura de atendimentos de urgência e emergência em Maricá. Construída pelo governo estadual, com recursos do Ministério da Saúde, a UPA é administrada pela prefeitura e passou a dividir com o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, o quadro de atendimentos urgentes na cidade.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que a UPA alivie os atendimentos na unidade hospitalar, já que somente o distrito de Inoã, o mais populoso da cidade, responde por 34% das entradas no hospital municipal. Mas é importante ressaltar, segundo a secretaria, que na UPA não é feito nenhum tipo de internação - procedimento que compete exclusivamente ao hospital, que também manteve ativado o seu setor de emergência.

Na UPA, clínicos gerais e pediatras atendem em quatro consultórios, dois para cada especialidade. Exames ambulatoriais, como os de sangue, também podem ser feitos no local, com entrega dos resultados na mesma hora. Mas os atendimentos ambulatoriais (clínicos, pediatras, nutricionistas, ginecologistas, entre outros), esclarece a secretaria, continuam sendo realizados nos 22 postos de saúde distribuídos pelo município. “A UPA possui pediatras e clínicos para os casos urgentes que requerem atenção imediata. Para marcação de consultas, os moradores devem procurar os postos de saúde e o Centro Ambulatorial, que reúnem diversas especialidades médicas”, explica o secretário Carlos Alberto Malta Carpi.

No Centro Ambulatorial, que fica próximo ao hospital municipal, são oferecidas consultas com cardiologistas, neurologistas, ginecologistas, ortopedistas, endocrinologistas, oftalmologistas, otorrinolaringologistas, angiologistas e cirurgiões. As consultas podem ser agendadas pelo telefone 3731-1523 ou no local. Já os exames são feitos em laboratórios conveniados com a prefeitura.

UPA oferece atendimento de emergência
Na unidade recém-inaugurada, os casos graves, como infarto, AVC (Acidente Vascular Celebral) e complicações hemorrágicas são direcionados imediatamente para a chamada "Sala Vermelha", que é uma unidade semi-intensiva. Lá a equipe médica possui quatro leitos com monitores cardíacos, além dos aparelhos desfibrilador, eletrocardiograma, respiradores e Raio-X Móvel.

Quando o paciente é estabilizado, segue para a Sala Amarela (observação). Neste setor também são atendidos adultos com crises convulsivas, hipertensão, hipoglicemia, entre outros. Eles são encaminhados após passar pela classificação de risco, triagem feita por uma enfermeira que confere a pressão arterial e a temperatura. Neste setor, composto por 10 leitos com dois monitores cardíacos e dois banheiros adaptados, os pacientes ficam em observação acompanhados por um médico, um enfermeiro e quatro técnicos.

A UPA também possui uma sala de observação pediátrica. O local destinado a crianças com pneumonia, dores abdominais, entre outros casos de urgência, possui três leitos com um monitor cardíaco. Lá a equipe prepara os medicamentos orais e intravenosos e faz nebulização, caso necessário.

A Unidade de Pronto Atendimento também possui salas de raio-x, sutura, gesso, medicação e nebulização. Uma ambulância integra a estrutura de atendimento da UPA. Ao todo, cerca de 300 pessoas, entre técnicos, dentistas, assistentes administrativos e farmacêuticos fazem parte da equipe da UPA. O número inclui 49 médicos.

Saiba abaixo onde procurar atendimento em cada caso
UPA – casos de urgência e emergência (infarto, AVC, hipertensão, hipoglicemia, crises compulsivas, complicações hemorrágicas, pneumonia, entre outros);
Hospital Municipal – internações e atendimento de emergência;
Centro de Diagnóstico – marcação de consultas para as seguintes especialidades: cardiologia, neurologia, ginecologia, ortopedia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, angiologia e cirurgiões;
Postos de Saúde – especialidades médicas (clínicos, pediatras, nutricionistas, ginecologistas, entre outros) e exames de glicose, colesterol e preventivos;

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp