Uma pesquisa da empresa YPulse para o site Axios revelou que a Geração Z, que são os jovens nascidos entre 1996 e 2010, estão cada dia mais abandonando o Google e usando o TikTok para realizar buscas na internet.
Segundo o estudo, apenas 46% das pessoas na faixa dos 18 a 24 anos iniciam suas buscas no Google, dando prioridade a rede social de fotos e vídeos. Já entre 25 e 39 anos, a porcentagem que utiliza o tradicional site de pesquisa aumenta para 58%.
Ainda segundo a pesquisa, cerca de 5% dos jovens que não encontram o que estão procurando através do TikTok optam por buscar no YouTube, continuando a pesquisa através de vídeo e não por escrito.
A CEO do grupo Soller, Isabella Soller, que é especialista em gerenciamento de criadores de conteúdo, fez uma análise e disse que esse movimento se deve em parte a um comodismo, uma vez que as pessoas conseguem juntar duas práticas em uma plataforma só: pesquisar e se entreter.
“O TikTok fez algumas atualizações com mecanismos de buscas muito parecidas com o do Google. Um dos exemplos, é que agora você consegue ter até trechos da Wikipédia dentro do aplicativo, isso acaba ajudando a criar nos usuários o hábito de fazer pesquisas no próprio ambiente que você já consome conteúdo”, explicou Isabella.
Na pesquisa, a Geração Z afirmou preferir o TikTok devido ao formato de vídeos curtos, que impactam a forma de consumo com a sensação de aceleração, consumindo mais em um espaço de tempo menor.