06/06/2024 às 22h05min - Atualizada em 06/06/2024 às 22h04min

Prefeitura de Maricá demole 16 construções irregulares no bairro das Pedreiras

Redação - leisecamarica.com.br



A Prefeitura de Maricá demoliu 16 construções irregulares nesta quinta-feira, 06, na Rua das Quintanilhas, no bairro das Pedreiras.


A ação, que acontece através do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (GATED), esteve na comunidade conhecida como Beira-Rio, e retirou as residências que foram construídas em uma faixa marginal de proteção do curso d’água.


A ação teve a participação das secretarias de Urbanismo, da Cidade Sustentável, de Iluminação Pública, de Trânsito e Defesa Civil e de Trânsito e Engenharia Viária, juntamente com equipes da autarquia de Serviços de Obras de Maricá, do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). 


Esta foi a 13ª intervenção do tipo na mesma localidade. Em todos os casos, as famílias que ocupavam anteriormente as construções foram reassentadas e estão recebendo o aluguel social.


Os imóveis de Pedreiras e do entorno da Rua Rinalda Rodrigus da Silva, na Mumbuca, são alvo do mesmo inquérito do Ministério Público Estadual que solicitou a retirada das construções do trecho marginal do rio Mumbuca. Nos dois bairros, já foram demolidos 129 imóveis irregulares. A faixa de proteção vai receber o mesmo enrocamento com pedras que foi colocado no trecho entre Pedreiras e Parque da Cidade. As famílias retiradas foram incluídas no programa de locação social da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, enquanto aguardam o imóvel em definitivo.


Em outubro de 2023, integrantes do Gated se reuniram para discutir como as áreas desocupadas na comunidade Beira-Rio serão aproveitadas. A Secretaria de Urbanismo sugeriu o arruamento e abertura de via de acesso à rodovia RJ-106. Também são estudadas a construção de calçadas, ciclovia, área de convivência e lazer com bancos e equipamentos de ginástica, espaços verdes para promover a biodiversidade local e um grande mural com grafites produzidos por artistas da cidade.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp