25/06/2024 às 13h16min - Atualizada em 25/06/2024 às 13h16min

Casa pega fogo e mobiliza equipes dos Bombeiros do Centro de Maricá

Sem caminhão de incêndio em Maricá, Bombeiros de Itaipu tiveram que vir até a cidade para combater as chamas

Redação
Foto: Denes Pereira/LSM
LSM- Um incêndio à residência está acontecendo desde o início da tarde desta terça-feira, 25, na Rua Domício da Gama, no Centro de Maricá 

O incêndio teve início por volta das 12h20, na esquina da Rua do Cineteatro Henfil. De acordo com informações, populares passavam pelo local quando avistaram a densa fumaça saindo do interior da residência. As chamas estão alastrando pelos cômodos da casa e o receio que atinja as residências vizinhas. 
 
Segundo relatos, um brigadista do cineteatro se propôs ajudar no combate as chamas, porém não foi liberado pela empresa responsável. O local foi isolado pela Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros acionado. 

Bombeiros do Destacamento de Maricá foram acionados, porém precisaram chamar reforço por estarem sem o caminhão.  Segundo levantamento feito pelo LSM, os combatentes continuam sendo o caminhão especializado no combate à incêndio. Tanto o Auto Bomba e Salvamento (ABS) do Destacamento, está inoperante devido problemas mecânicos. 

Uma viatura do quartel de Itaipu foi deslocada para o local. Com uso de mangueiras com ataque direto com jato de água, os Bombeiros conseguiram controlar as chamas.

CASO REINCIDENTE 

De acordo com levantamento feito pelo LSM, os problemas mecânicos sofridos pelas viaturas dos Bombeiros de Maricá são históricos e têm sido cada vez mais comuns. 

De acordo com bombeiros - atualmente reformados - que trabalharam no Destacamento, a cidade, considerada de interior, fica sempre com as viaturas antigas, que foram usadas nas grandes cidades e substituídas pelas novas.

"Esse problema é antigo, Niterói ganha ABS novo, daí manda o velho fica em Maricá. Com tantos anos de uso, o caminhão quebra, ao invés de trocar, eles mandam para o CSM - onde fica é a nossa oficina - eles consertam e mandam o velho de novo para cá" disse um Subtenente, que trabalhou por muito tempo na cidade. 

"A gente estava com um caminhão novo, com a nova pintura, viatura 0 bala, vindo do 3º, mas depois que consertaram o nosso, eles recolheram o novo. Os mesmos problemas apresentados antes, voltar novamente e por isso estamos sem o ABS," relatou um militar, que preferiu não se identificar.

O mesmo problema acontece com o caminhão que fica baseado no Barroco, em Itaipuaçu. Segundo os militares que fazem o serviço extra (PROEIS BM), o caminhão AT 088, sempre dá problema. 

"O caminhão é bom, guerreiro, mas sempre dá problema. Ora não temos sirene, ora não temos iluminação lateral... E sem contar com o tanque de água pela metade". Disse o sargento do Quartel de Nova Iguaçu, durante uma denúncia antiga ao LSM, sobre o mesmo caminhão.

Segundo eles, o caminhão de Itaipuaçu, possui um furo no taque de água, o que causa perda no reservatório, fazendo que chegue com menos água no local de incêndio. 

VIATURA DA PREFEITURA 

Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros (CBMERJ) pertence ao Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Defesa Civil.

Recentemente, a Prefeitura de Maricá anunciou que iria adquirir novo um caminhão de incêndio para ficar baseado em Itaipuaçu, a serviço dos militares. Porém, o Corpo de Bombeiros não aceitou o uso da viatura emprestada, a aceitação só poderia ser feita em forma de doação do caminhão, onde a viatura poderia ser remanejada para qualquer outra unidade do Estado caso fosse preciso.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp