19/07/2024 às 15h32min - Atualizada em 19/07/2024 às 15h32min

Ansioso, Bola de Fogo adianta verão em pleno inverno e eleva temperatura em todo o país

O calor verânico ficará até a próxima semana, afirma Climatempo.

Redação
Foto: Montagem LSM
LSM- Após uma série de frentes frias que diminuíram as temperaturas em todo Brasil, o clima está prestes a esquentar novamente em grande parte do país. 
 
A partir desta quinta-feira, 18, uma nova massa de ar quente começará a se estabelecer na região central, promovendo um aumento das temperaturas.
 
Segundo a Climatempo, um novo bloqueio atmosférico está se formando na faixa central do Brasil, o que contribui para a persistência da massa de ar quente. 
 
Esse fenômeno de alta pressão na atmosfera média intensifica a circulação descendente do ar, elevando as temperaturas e impedindo a formação de grandes áreas de chuva. Além disso, dificulta o avanço de frentes frias pelo interior do país.
 
Essa nova massa de ar quente deve manter as temperaturas elevadas até o dia 25 de julho, afetando principalmente a Região Sul com temperaturas até 7ºC acima da média para o mês de julho, como indicado no mapa.
 
No estado do Rio de Janeiro, os termômetros devem marcar de 3ºC a 5ºC acima da média esperada.
 
Este período de aquecimento é conhecido como veranico, caracterizado por dias consecutivos de calor acima da média durante o inverno ou outono, com tempo seco e pouca chuva. É importante notar que veranicos não necessariamente configuram ondas de calor, que são caracterizadas por altas temperaturas persistentes que afetam a saúde.
 
Os meteorologistas destacam que, apesar da expectativa de temperaturas acima da média para este inverno, períodos curtos de frio ainda podem ocorrer, refletindo uma maior variabilidade térmica em comparação ao ano anterior.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp