23/07/2024 às 11h47min - Atualizada em 23/07/2024 às 11h47min

Pinguim debilitado é encontrado por banhistas na areia da Praia de Ponta Negra

O animal marinho foi resgatado por agentes do Projeto de Monitoramento das Praias

Redação
Foto: Divulgação
LSM- Um pinguim foi encontrado por populares na manhã desta terça-feira, 23, na Praia de Ponta Negra.
 
O caso aconteceu por volta das 8 horas da manhã . De acordo com informações, populares caminhavam pela areia quando encontraram a ave marinha deitada na areia, aparentemente debilitada. 
 
Os moradores comunicaram aos Guarda-Vidas e acionaram os agentes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) para o local, que farão o resgate do animal. 
 
O pinguim passará por uma avaliação veterinária, e após a recuperação, será devolvido novamente para o mar. 
 
O PROJETO 
 
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP – BS) tem como objetivo avaliar a interferência das atividades de produção e escoamento de petróleo realizadas na Bacia de Santos sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário a animais vivos e mortos. 
 
Durante o monitoramento, todos os animais encontrados vivos pelas equipes de campo são avaliados e, caso precisem de atendimento veterinário, encaminhados a uma das instalações da Rede de Atendimento Veterinário em Araruama. 
 
Após o tratamento, os animais são novamente avaliados e, caso estejam aptos, devolvidos a seu habitat natural. Todos recebem uma identificação, pois assim será possível realizar um acompanhamento, caso reapareçam em outra região. 
 
No caso de animais encontrados mortos é realizada a necropsia para identificar a causa da morte e avaliar se houve interação com atividades humanas, tais como pesca, embarcações e óleo.
 
Se o banhista encontrar algum animal mamífero encalhado, na ausência do guarda-vidas, pode acionar os profissionais que atuam no programa e monitoramento de praias pelo número: 0800 999 5151.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp