02/08/2024 às 18h12min - Atualizada em 02/08/2024 às 18h11min

Saúde de Maricá oferecerá DIU hormonal e implante anticoncepcional gratuitos

Redação - leisecamarica.com.br




A Prefeitura de Maricá oferecerá de maneira totalmente gratuita a inserção do Sistema Intrauterino de Levonorgestrel (SIU), conhecido como DIU hormonal, e também o implante subdérmico de etonogestrel — substância que evita a ovulação e a chegada de espermatozoides ao óvulo.


A ação, que acontece através da Secretaria de Saúde e da Fundação Estatal de Saúde (Femar), torna Maricá um dos únicos municípios no país a disponibilizar, sem custos às pessoas interessadas, ambos os procedimentos para evitar a gravidez, contando ainda com a inserção do chamado DIU de cobre, como recomenda o Ministério da Saúde.


Os métodos contraceptivos mencionados acima são oferecidos às mulheres e também aos homens transsexuais, desde que atendam aos critérios estabelecidos. As pessoas que desejam a inserção devem procurar a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que atende a região de moradia, onde serão integradas ao planejamento reprodutivo e aconselhadas pela equipe multiprofissional. Após isso, caso se enquadrem em uma ou mais indicações clínicas, serão encaminhadas para introdução do dispositivo.


Os médicos ginecologistas das equipes multiprofissionais que atuam nas USF, além de outros profissionais, passaram por um treinamento no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em Araçatiba, voltado à inserção dos novos métodos contraceptivos oferecidos na cidade e ao acolhimento às pessoas interessadas.


A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, garantiu que esse é mais um passo na qualificação do cuidado à população, oferecendo novas possibilidades de contracepção e tratamento de doenças.


“Esse é um marco na saúde de Maricá, onde disponibilizamos na rede o DIU hormonal e o dispositivo subdérmico. São dois mecanismos de proteção e valorização do bem-estar, com métodos contraceptivos e que também ajudam a tratar doenças, como é o caso da endometriose. Unidos ao DIU de cobre, temos três iniciativas que contemplam a proteção, melhorias de saúde e de acesso às demandas”, ressaltou.


Claudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Femar, pontuou os diferenciais da oferta gratuita, favorecendo o acesso de pessoas em vulnerabilidade aos métodos.


“Adquirimos pela Femar o SIU (DIU hormonal) e o implante subdérmico, buscando disponibilizá-los gratuitamente aos públicos-alvo. Assim, atendemos à nova legislação do planejamento familiar e temos esse ganho imenso para a saúde. Esses métodos contraceptivos e sua inserção custam, em média, de R$ 2 mil a R$ 2.500, e, em Maricá, temos essa oferta gratuita, o que é inovador”, acrescentou.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp