11/09/2024 às 22h21min - Atualizada em 11/09/2024 às 22h21min
Justiça Eleitoral defere candidatura de Washington Quaquá à Prefeitura de Maricá
Redação
Foto: Divulgação LSM- O juiz da 55ª Zona Eleitoral de Maricá, Dr. Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, deferiu nesta quarta-feira o registro de candidatura de Washington Quaquá (PT) para concorrer à Prefeitura de Maricá pela coligação "Frente Popular de Maricá".
Quaquá, que já foi prefeito da cidade e atualmente exerce o cargo de deputado federal, agora está oficialmente apto a disputar as eleições municipais.
A decisão judicial foi tomada após a análise da ação penal contra o candidato, na qual ainda existem recursos pendentes de julgamento.
A Justiça Eleitoral concluiu que, como a sentença condenatória não transitou em julgado, ou seja, não houve decisão definitiva, Washington Luiz Cardoso Siqueira (nome civil de Quaquá) não está inelegível.
O magistrado ressaltou que a hipótese não se enquadra na norma do artigo 15, inciso III, da Constituição Federal, que trata da perda de direitos políticos, permitindo, assim, a continuidade da candidatura.
IMPACTO NO CENÁRIO POLÍTICO DE MARICÁ
A decisão trouxe uma reviravolta no cenário político local. Apoiadores de Quaquá, assim como lideranças da coligação "Frente Popular de Maricá", comemoram o resultado, visto como uma vitória crucial para a continuidade da campanha.
Para muitos aliados, a oficialização da candidatura reforça o favoritismo de Quaquá na disputa.
Ele já comandou a prefeitura em dois mandatos (2009-2016) e é lembrado como o responsável pela transformação econômica e social de Maricá, elevando a cidade de uma área dormitório para uma referência nacional em gestão pública e desenvolvimento urbano.