Um morador capturou uma aranha-armadeira nesta quinta-feira, 05, dentro de uma residência em um condomínio no bairro do Flamengo.
De acordo com informações, o homem entrou no banheiro para tomar banho quando flagrou uma aranha dentro do box.
Por ser uma espécie totalmente diferenciada e também conhecida, o popular percebeu que se tratava de uma ranha-armadeira, capturando e colocando em um recipiente. Ela foi solta em uma área de mata.
Encontrada por todo o território brasileiro, a aranha-armadeira é bastante agressiva, saltando até 40 cm em posição de defesa. É considerada a mais perigosa do mundo. Seu corpo pode atingir 4 cm, com 15 cm de envergadura.
É popularmente chamada de armadeira pelo fato de se "armar", ou seja, apoiar-se nas pernas traseiras e erguer as da frente quando se sente ameaçada. Caçadora noturna, pode ser encontrada em locais como troncos, palmeiras e entre folhas de bananeira. Abril e maio são os principais meses de reprodução do animal, mas ele pode ser encontrado também em outras épocas do ano.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, existem três gêneros de aranhas que podem causar acidentes graves em seres humanos: armadeira (Phoneutria), marrom (Loxosceles) e viúva-marrom (Latrodectus geometricus).
O veneno da aranha-armadeira pode ser letal, principalmente em crianças. Por isso, em caso de picada, a recomendação é procurar uma unidade de saúde imediatamente. Um soro antiaracnídico produzido pelo Instituto Butantan neutraliza o veneno em circulação e é indicado para o tratamento de pacientes moderados e graves.