06/09/2024 às 21h06min - Atualizada em 06/09/2024 às 21h05min

Setembro Amarelo: Prefeitura de Maricá oferece diversos serviços de saúde mental nas Unidades de Saúde da Família

Redação - leisecamarica.com.br


A Prefeitura de Maricá está oferecendo diversos serviços de saúde mental em prol do Setembro Amarelo, mês de mobilização nacional pela prevenção ao suicídio e de valorização à vida.


A ação, que acontece através da Secretaria de Saúde, estará de prontidão nas 27 Unidades de Saúde da Família, com equipes Multidisciplinares de Atenção Psicossocial (Emap) para casos moderados, que são divididas por distritos. Além disso, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), serão atendidas pessoas com quadros graves e persistentes por demanda espontânea (livre procura) ou encaminhamento de outros serviços.


Na USF de referência do usuário, que atende a região de moradia, o primeiro acolhimento às demandas de saúde mental é realizado pela equipe de saúde da família.


Em outra frente, o Caps 3 oferece atendimento multiprofissional para pessoas de todas as idades com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. O espaço funciona 24 horas na Rua Clímaco Pereira, 259, no Centro, e inclui acolhimento noturno e observação. Em relação ao Caps Infanto Juvenil (Capsi), a assistência psicossocial é destinada às crianças e adolescentes nesse perfil, abrangendo também àquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que são atendidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Eugênia Modesto da Silva, 363, lote 01, quadra H, no Centro.


O município possui ainda o Caps Álcool e Outras Drogas (Caps AD), que disponibiliza acolhimento multiprofissional especializado em transtornos pelo uso de álcool e demais drogas. O equipamento de saúde também funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Eugênia Modesto da Silva, 107, lote 03, quadra K, Centro. Lembrando que, em casos de crises ligadas à saúde mental, a retaguarda de referência na cidade é o Hospital Municipal Conde Modesto Leal. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp