As secretarias de Saúde e Educação de Maricá vem realizando o Programa Saúde na Escola (PSE) nas escolas da rede pública da cidade
Ao todo, 75 unidades de ensino são contempladas com o programa. A iniciativa visa o cuidado integral dos estudantes, promovendo a saúde por meio de atividades lúdicas e educativas, realizadas em parceria com as Unidades de Saúde da Família (USF) e os profissionais das escolas.
O PSE aborda temas como saúde mental, alimentação saudável, prevenção à obesidade, combate à dengue, saúde bucal e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além disso, verifica a situação vacinal e realiza avaliações físicas para monitorar o desenvolvimento das crianças.
As atividades incluem rodas de conversa, jogos interativos, apresentações teatrais, práticas de escovação supervisionada e entrega de kits odontológicos. Segundo Francine Lima, coordenadora do PSE pela Secretaria de Saúde, o programa tem um impacto positivo, especialmente nas crianças, que se sentem mais à vontade para expressar suas emoções e vulnerabilidades, permitindo a identificação precoce de problemas e promovendo a inclusão.
Criado em 2007 pelo Governo Federal, o PSE integra as políticas de saúde e educação, com o objetivo de fortalecer o bem-estar e a cidadania nos territórios. O programa é voltado para todas as idades, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovendo uma cultura de paz, respeito e inclusão.