01/10/2024 às 12h01min - Atualizada em 01/10/2024 às 12h01min
Após 20 anos sem eleger uma mulher na Câmara, será que Maricá terá vereadora eleita em 2024?
Redação
Foto: Divulgação LSM- Mesmo com 54% de eleitorado feminino, a cidade de Maricá está há 20 anos sem eleger uma mulher para a Câmara de Vereadores.
A última mulher a ocupar uma cadeira foi Dra. Heliane (PFL), eleita em 2004. Antes dela, em 2000, o município elegeu outras duas mulheres, Tia Regina e Beth Lagoeiro, em uma rara demonstração de diversidade na política local.
Desde então, as mulheres conseguiram apenas se posicionar como suplentes, sem garantir uma vaga definitiva. Para as próximas eleições, contudo, há uma expectativa renovada de que Maricá possa romper esse longo jejum de participação feminina na política municipal.
Entre os candidatos que irão concorrer estas eleições municipais, há uma grande porção de candidatas, o que pode trazer a esperança de que a representatividade das mulheres volte à Câmara.
O cenário atual apresenta uma competitividade acirrada, com candidaturas femininas fortes e um movimento crescente de conscientização sobre a importância de uma representação mais diversificada, alinhada com o perfil da população da cidade.
A possível eleição de uma mulher neste ciclo eleitoral marcaria uma mudança histórica para Maricá, reafirmando o papel essencial das mulheres na política local após mais de duas décadas de exclusão eleitoral.
Agora, cabe aos eleitores maricaenses decidir se darão mais uma chance às mulheres de influenciar diretamente o futuro da cidade, ou irão estender esse jejum por mais quatro anos.