02/10/2024 às 15h54min - Atualizada em 02/10/2024 às 15h52min

De Itaipuaçu a Jaconé, Rita Rocha luta por saneamento e pode ser uma das mulheres mais bem votadas de Maricá

Redação - leisecamarica.com.br

As eleições 2024 serão finalmente decididas neste domingo, dia 6 de outubro, e um nome entre as candidatas femininas pretende alcançar um marco histórico na cidade: Rita Rocha pode ser a mulher mais bem votada até hoje. De origem humilde, com propostas bem definidas e uma oratória convincente, Rita tem demonstrado ser uma candidata diferente - promete pouco mas sabe bem do que os maricaenses e novos moradores precisam com urgência: saneamento básico. 


Quem mora em Maricá sabe bem das dificuldades em se viver aqui sem acesso a coleta e tratamento de esgoto e sem acesso a água encanada. Rita Rocha defende essas bandeiras e garante que, com investimentos e dedicação do governo neste setor, é possível que a cidade se desenvolva, promovendo mais dignidade para os moradores e permitindo que grandes empreendimentos, como hotéis, hospitais, clínicas e shoppings com cinema se instalem na cidade. 


“Rita me cativou pelas ideias, pelos projetos para Maricá. O conhecimento dela é vasto e quando era presidente da Sanemar, ela demonstrou um comprometimento gigante com o trabalho e em como ela se importa com as pessoas. Isso é muito importante para mim. Por isso, decidi apoiar Rita”, explicou Antônio Leocádio, empreendedor de São José do Imbassaí.  


Filha de dona Dilma, merendeira aposentada do Colégio Elisiário Matta, e do operário de fábrica, seu Oscarino, a menina de origem humilde, que nasceu na Colônia de Pescadores de Zacarias, em Maricá, foi incentivada pelo Prefeito Fabiano Horta neste ano a se candidatar a vereadora, e pretende lutar pelo desenvolvimento da cidade sem deixar de lado o cuidado com a população mais vulnerável e a proteção ao meio ambiente. 


Estreando neste ano como candidata ao cargo no legislativo, Rita Rocha tem bagagem. Arquiteta formada pela UFF e doutora em Crescimento Populacional pela Unicamp, Rita tem mais de 10 anos de experiência na gestão pública. Ex-secretária de Habitação e ex-presidente da Companhia de Saneamento de Maricá, foi ela a idealizadora do projeto de regularização fundiária e de melhorias habitacionais, bem como o alto investimento na ampliação da rede de esgotamento sanitário na cidade, que soma-se a mais de 300 km de obras de Ponta Negra a Itaipuaçu, que beneficiarão a mais de 60 mil pessoas.  


“Os avanços que conquistei nessa cidade trouxeram dignidade e saúde para muitas famílias. Transformar o município através da infraestrutura de saneamento básico não é fácil, mas é uma das minhas prioridades e o meu compromisso com a população. Nossa cidade merece e as pessoas que escolheram Maricá para viver merecem! Por isso, no dia 6 de outubro, é 13998!”, declarou a candidata. 


Enquanto presidente da Sanemar, a arquiteta ainda tocou projetos socioambientais de grande impacto, como o Sanear + Água, para abastecimento de água por meio de caminhões pipa, o Sanear + Esgoto, para instalação de kits sanitários residenciais, que são os biodigestores, e o projeto Vem Pra Orla, com banheiros públicos acessíveis para as famílias nas praias e lagoas. Durante a campanha eleitoral, Rita Rocha percorreu os mais diversos bairros da cidade para conversar com os moradores e entender melhor as demandas de cada local. E a aceitação dos eleitores se mostra positiva nas ruas e nas redes sociais.


“A alegria no rosto da Rita em fazer campanha não se vê. Essa é a diferença que a gente vê nela, que está feliz em poder fazer a diferença, para mudar Maricá e realmente ajudar as pessoas”, contou Priscila, moradora de Bambuí e uma das pessoas beneficiadas pelos programas socioambientais criados pela Rita.


Além de batalhar para o avanço da infraestrutura na cidade, Rita também luta pelas mulheres e pelas mães, em especial as mães atípicas. Entre suas propostas está a ampliação de centros de acolhimento para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica; o aumento de vagas em creches para que as mães possam trabalhar e se capacitar profissionalmente; e a criação de novas rotas nos ônibus escolares municipais. Além disso, pretende viabilizar a ampliação de bases de atendimento para crianças com autismo e demais neuro deficiências e acolhimento dos pais e responsáveis cuidadores, já que a maioria dessas famílias precisa sair do município hoje para buscar alternativas de tratamento. 


De acordo com o prefeito Fabiano Horta, Maricá viveu um processo libertário nos últimos 16 anos, da ruptura com os velhos coronéis que impediam Maricá de se desenvolver. E hoje, candidatas como Rita Rocha, representam a continuidade deste projeto.  


“Protege e cuida da família quem entende que acabar com vala negra, que levar esgotamento sanitário é o que faz a vida das pessoas afirmarem a saúde como valor da proteção da vida das famílias. E é bom que a gente se acostume com isso, porque essa Câmara será de vereadores e vereadoras. E com essa gestora pública que vocês já conhecem e que no dia 6 de outubro vocês vão levar a força das urnas chamada Rita Rocha!”, celebrou o prefeito.


“Conheço Rita há muitos anos, uma pessoa altamente qualificada e nossa candidata a vereadora. Nós precisamos de mulheres na Câmara, para que a gente possa equilibrar o jogo em Maricá. Maricá não é uma cidade machista, é uma cidade de homens e mulheres”, declarou o candidato a prefeito Washington Quaquá. 


Há mais de 24 anos, a câmara de vereadores de Maricá não tem uma representante feminina. A última mulher a ocupar uma cadeira foi a Dra. Heliane (PFL), em 2024. Neste ano, a possível eleição de uma mulher neste ciclo eleitoral marcará uma mudança histórica para a cidade de Maricá.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp