01/11/2013 às 00h05min - Atualizada em 01/11/2013 às 00h05min

Upams preservam áreas de conservação do estado

Unidades de Policiamento Ambiental foram inspiradas na Polícia Pacificadora.

[caption id="attachment_23009" align="alignleft" width="300"]
A UPAm da Serra da Tiririca fica localizada na Estrada de Itaipuaçu, em Maricá.

A UPAm da Serra da Tiririca fica localizada na Estrada de Itaipuaçu, em Maricá.

A UPAm da Serra da Tiririca fica localizada na Estrada de Itaipuaçu, em Maricá.[/caption]

Inspiradas nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), as Unidades de Policiamento Ambiental (Upams) têm ajudado a proteger áreas de conservação do estado, preservando o meio ambiente.

– Usamos uma filosofia semelhante ao modelo exitoso da polícia de proximidade, que traz essa manutenção do território, busca contato com as pessoas, inter-relacionamento com todos que habitam a região, sem prejuízo das ações repressivas com relação aos crimes ambientais – explicou o coronel João Silvestre, comandante da Polícia Ambiental.

O modelo de unidades de policiamento ambiental do estado do Rio de Janeiro é inédito no país e foi desenvolvido pela Secretaria do Ambiente, em parceria com a Secretaria de Segurança.

– O Batalhão Florestal já trabalhava na repressão e na prevenção de crimes ambientais, dentro do estado. Com a implementação do Comando de Policiamento Ambiental, as Upams vão ficar dentro do parque para proteger seu interior, entorno e também regiões próximas – afirmou o coronel José Maurício Padrone, coordenador da Cicca (Coordenadoria Integrada Contra Crimes Ambientais).

A instalação das UPAms não visa apenas acabar de uma vez por todas com os crimes ambientais, tem também o objetivo de mostrar à população toda a riqueza natural do estado e com isso incentivar o ecoturismo.

Atualmente, os parques estaduais recebem em média 200 mil turistas por ano, mas com ajuda das UPAms, espera-se quadruplicar esse número e chegar até o fim de 2014.

– Com isso também teremos mais ecoturismo. Nós queremos quadruplicar de 200 mil visitantes em 2011, para 800 mil visitantes em 2014, criando empregos verdes e integrando com a cultura e com a pesquisa científica dentro dos parques, agora, mais protegidos – disse o secretário do Ambiente, Carlos Minc.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp