18/09/2012 às 00h06min - Atualizada em 18/09/2012 às 00h06min

Upa de Inoã será inaugurada nesta quinta-feira (20)

Atendimento ao público começa na sexta

Nesta quinta-feira (20) será inaugurada, em Inoã, a primeira UPA 24h de Maricá. O início dos atendimentos ao público na Unidade de Pronto Atendimento será no dia seguinte (sexta, 21) e representará um salto de qualidade na saúde pública da cidade, que terá maior capacidade para absorver os casos de urgência e emergência.

Ao todo, cerca de 300 pessoas, entre técnicos, dentistas, assistentes administrativos e farmacêuticos farão parte da equipe da UPA de Inoã, que possui capacidade para atender até 450 pessoas por dia. A equipe inclui 49 médicos.

A UPA foi construída pelo governo estadual, em dez meses, com investimento total de R$ 4,6 milhões da União e do Estado, e será administrada pelo município. A cerimônia de passagem da UPA à cidade contará com as presenças do governador Sérgio Cabral; do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes; e do prefeito de Maricá, Washington Quaquá. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também está entre os convidados aguardados.

Hospital será desafogado e passará por reforma
A inauguração da UPA de Inoã mudará o quadro dos atendimentos médicos em Maricá, hoje concentrados no Hospital Conde Modesto Leal, no Centro. Só o distrito de Inoã responde por 34% das entradas no hospital municipal, o que trará um alívio à unidade hospitalar – que passará por uma reforma de R$ 4 milhões nos próximos meses.

A UPA terá três setores de acolhimento – verde, amarelo e vermelho. Ao darem entrada, os pacientes serão avaliados por equipes de triagem. Os casos considerados de urgência ou emergência serão atendidos no local. Os outros serão encaminhados a ambulatórios da rede municipal. No setor vermelho, para pacientes graves, haverá uma sala de manutenção de vida, com cinco leitos – é uma unidade semi-intensiva.

Nas UPAs não há internação. Clínicos gerais e pediatras atenderão em quatro consultórios, dois para cada especialidade. Exames ambulatoriais, como os de sangue, poderão ser feitos também no local, com entrega dos resultados na mesma hora.

Remodelação do antigo hospital
As obras no hospital Conde Modesto Leal devem ser iniciadas até o fim deste ano e servirão para remodelar o prédio, transformando-o em um centro de atendimento materno-infantil dedicado à pediatria, obstetrícia e ginecologia. O novo Conde Modesto Leal continuará com os dez leitos de UTI Neonatal, a maternidade e o berçário.

Upa de Inoã será inaugurada nesta quinta-feira 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp