17/12/2013 às 16h32min - Atualizada em 17/12/2013 às 16h32min

Telescópios ficam disponíveis para observação em Maricá

[caption id="attachment_25981" align="alignleft" width="300"]
Crianças fazem fila para observar o telescópio do projeto (Foto: Divulgação)

Crianças fazem fila para observar o telescópio do projeto (Foto: Divulgação)

Crianças fazem fila para observar o telescópio do projeto (Foto: Divulgação)[/caption]

Interessados em observar os mais diversos corpos celestes no espaço sideral têm uma nova oportunidade nesta semana em Maricá. Há 31 anos mostrando os céus para milhares de pessoas, o astrônomo amador Eduardo Baldaci volta à cidade com seus telescópios. As observações gratuitas serão nesta terça-feira (17) e no sábado (21).

Nos dois dias elas começam às 16h na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade. Segundo Eduardo, o objetivo é fazer a observação do sol no fim da tarde e da lua no começo da noite, até as 21h. Mas, em caso do céu estar muito nublado, o evento pode ser cancelado.

Eduardo Baldaci iniciou seus trabalhos na década de 80 com a passagem do Cometa de Halley. Ele já percorreu 12 cidades brasileiras e duas cidades dos Estados Unidos (EUA) com telescópios especiais capazes de observar desde as atividades solares até a passagem de astros mais raros, como os cometas.

As observações são feitas com um telescópio de Hidrogênio Alpha, capaz de visualizar de forma segura as explosões solares, e com um telescópio astronômico para a observação de planetas e estrelas. O astrônomo acredita que o projeto pode incentivar a construção de observatórios astronômicos. "A astronomia para mim é muito mais do que fazer as pessoas olharem para o céu. Serve de conscientização planetária e de estímulos as futuras gerações que precisam redescobrir o poder dos hobbies na vida diária, como forma de autoconhecimento e de maior estímulo aos estudos", afirma Eduardo Baldaci.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp