20/12/2013 às 11h02min - Atualizada em 20/12/2013 às 11h02min

Verão começa neste sábado com previsão de chuvas constantes e volumosas

[caption id="attachment_26171" align="alignleft" width="300"]
Pôr-do-sol na Praia de Ponta Negra.

Pôr-do-sol na Praia de Ponta Negra.

Pôr-do-sol na Praia de Ponta Negra.[/caption]

Neste sábado, 21, às 15h11 horário de Brasília, começa o Verão no Hemisfério Sul. O horário do começo da estação tem a ver com a Astronomia. Neste exato momento, o Hemisfério Sul receberá seu máximo de energia solar no ano. Além disso, este dia será o mais longo do ano no Hemisfério Sul. Já o Hemisfério Norte, neste mesmo dia, receberá a menor quantidade de energia proveniente do sol e será a noite mais longa do ano, começa assim o inverno.

"O verão é a estação mais chuvosa do ano na maior parte do Brasil e também é quando são registradas as temperaturas médias mais elevadas” - afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. É a estação das férias, mas que muitas vezes são frustradas justamente pelo excesso de chuva que acontece em janeiro no Sudeste. Por outro lado, as Regiões Sul e Nordeste passam por um período mais seco. “Existe uma frase que afirma que se a primavera for seca, a chuva será compensada no verão, vindo acima da média. E aparentemente, a frase se confirmará neste ano” - afirma Oliveira.

Tudo leva a crer que 2014 terá um padrão típico de verão. Depois de um início de dezembro com chuvas mais intensas sobre o centro e norte do Brasil, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema mais chuvoso do país, migrará um pouco mais para sul, favorecendo chuva acima da média para as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte. Segundo a previsão da Somar Meteorologia, as chuvas mais fortes virão entre a segunda quinzena de janeiro e primeira quinzena de março no território paulista. O excesso de chuva deixará a temperatura entre a média abaixo da média em todos os Estados do Sudeste.

Também há previsão de chuva acima da média na costa da Região Sul, pela temperatura da água do mar mais quente que o normal. Já no interior da Região Sul, em boa parte do Nordeste e no norte da Região Norte, a expectativa é de precipitação abaixo da média.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp