31/12/2013 às 20h18min - Atualizada em 31/12/2013 às 20h18min

Bombeiros resgatam ave da espécie ‘Atobá’ em Itaipuaçu

[caption id="attachment_26799" align="alignleft" width="300"]
Ave foi resgatada por Bombeiros. (Foto :: Lei Seca Maricá)

Ave foi resgatada por Bombeiros. (Foto :: Lei Seca Maricá)

Ave foi resgatada por Bombeiros. (Foto :: Lei Seca Maricá)[/caption]

Homens do Destacamento do Corpo de Bombeiros de Maricá, foram acionados na tarde desta terça-feira (31) para salvar uma ave ‘Sulídeos’ conhecida popularmente como ‘Atobá’. Moradores da localidade acionaram o Corpo de Bombeiros. O animal, visivelmente saudável, estava com uma das asas quebradas e, foi encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente do município.

Os atobás são aves de médio a grande porte, com comprimento 64 a 100 cm de comprimento e peso até 3,6 kg. Algumas espécies apresentam dimorfismo sexual sendo as fêmeas maiores e mais pesadas que os machos. A plumagem é muito variável de espécie para espécie, mas geralmente é em tons de castanho e preto, sendo branca na zona ventral. As asas são longas e adaptadas a longos voos e posicionadas na metade posterior do corpo. O bico tem forma cônica e bordos serrados.

Os atobás procriam em colônias mistas, junto com outras espécies de aves marinhas, frequentemente fragatas e/ou cormorões. As colônias podem localizar-se em linhas de costa ou ilhas oceânicas isoladas. Os atobás formam casais monogâmicos na época de reprodução, mas a escolha de par e local de nidificação varia de ano para ano.

Após um ritual de acasalamento elaborado, destinado sobretudo a assegurar o território do casal a partes terceiras, os ovos são incubados por 42-55 dias. Os juvenis nascem totalmente dependentes dos progenitores e permanecem no ninho durante 14 a 22 semanas, após o que continuam a receber cuidados parentais por mais nove meses. A maturidade sexual e plumagem adulta são adquiridas entre os 2 e os 6 anos de vida. Os atobás podem viver entre 10 a 20 anos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp