07/01/2014 às 13h50min - Atualizada em 07/01/2014 às 13h50min

Matriz de Nossa Senhora do Amparo terá lavagem das escadarias pela 15ª vez

Evento pedirá proteção a vítimas das chuvas de verão

[caption id="attachment_27245" align="alignleft" width="300"]
(Foto :: Arquivo | Lei Seca Maricá)

(Foto :: Arquivo | Lei Seca Maricá)

(Foto :: Arquivo | Lei Seca Maricá)[/caption]

Está marcada para o próximo sábado (11/1) a 15ª lavagem da escadaria da igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo. O evento é organizado pela Fonte para Orientação Religiosa das Matrizes Africanas (FORMA), com apoio da Prefeitura de Maricá – através da Secretaria de Assuntos Religiosos – e reúne grupos religiosos de terreiros de tradições afro da cidade e região. A procissão sairá da Praça da Bandeira às 16 horas (com concentração às 15 horas).

Após o ato solene, o grupo fará uma confraternização no anfiteatro da Praça Orlando de Barros Pimentel, onde serão entoados cânticos do Candomblé e da Umbanda. De acordo com o superintendente da secretaria, Jonas Liminha, o evento vai manter as orações em intenção às vítimas das enchentes causadas pelas chuvas de verão que, neste ano, atingiram principalmente Minas Gerais e Espírito Santo.

“Os orixás, que são o objeto de nosso culto, são todos ligados às forças da natureza como o vento e a chuva, que são inevitáveis. Sempre pedimos aos nossos santos que minimizem seus efeitos e protejam os moradores nas áreas mais afetadas”, explicou ele, que é babalorixá, ministro de cultos afro e presidente da FORMA.

Sempre com um pedido de paz no mundo, o evento em Maricá é o terceiro maior no Brasil, ficando somente atrás da famosa lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), que ocorre há 120 anos, e da Igreja São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, há 20 anos. A partir do próximo ano, o ato deverá fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade.

Liminha esclarece ainda que a FORMA mantem, desde 1999, um trabalho nas áreas social, pedagógica, política, econômica e cultural junto aos membros de terreiros de tradições afro da região, através de seu projeto FAC (Fé, Atitude e Cidadania).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp