17/01/2014 às 06h47min - Atualizada em 17/01/2014 às 06h47min

Motoristas e pedestres aprovam ponte da Barra de Maricá

[caption id="attachment_27957" align="alignleft" width="300"]
Ponte da Barra de Maricá no seu primeiro dia útil de funcionamento. (Foto :: Fernando Silva)

Ponte da Barra de Maricá no seu primeiro dia útil de funcionamento. (Foto :: Fernando Silva)

Ponte da Barra de Maricá no seu primeiro dia útil de funcionamento. (Foto :: Fernando Silva)66[/caption]

REPORTAGEM :: SÉRGIO RENATO- Horas depois da grande festa de inauguração, a ponte da Barra de Maricá teve nesta sexta-feira (17/1) seu primeiro dia de fluxo normal de trânsito ligando o centro à região litorânea da cidade, e já teve a aprovação dos usuários. Tanto pedestres quanto motoristas exaltaram os benefícios trazidos pela nova via, que tem o nome de Marco Antônio Cardoso Siqueira, irmão do prefeito Washinton Quaquá, falecido em julho de 2013.

“Poxa, isso aqui ficou ótimo!”, exclamou o técnico em telefonia Alan Soares, de 41 anos, contando que atua há quatro anos realizando reparos nos cabos que atendem a área. “Só por não ter mais de passar pela outra rua, que era toda esburacada, já é uma grande ajuda. Nos faz ganhar tempo em nosso trabalho”, pontuou. A mesma vantagem foi apontada pelos taxistas que operam o sistema de lotação para a região da Barra e de Guaratiba, partindo da praça da Bandeira, no Centro. O mais antigo deles, Nildo José de Brito, afirmou que tinha de diminuir muito a velocidade ao passar pelo antigo entorno da lagoa.

“Tinha de passar muito devagar por ali por causa dos buracos, senão poderia ter um problema de suspensão e perder ainda mais tempo do que já perdia normalmente. Agora com a ponte a viagem ficou mais rápida e sem esse risco”, elogia o motorista, que tem 70 anos e opera o trajeto há mais de 20.

Quem está em Maricá a passeio também ficou satisfeito com a melhoria, como a comerciante Juliana Correia, de 26 anos. Ela mora em Petrópolis, na Região Serrana do estado, e comprou recentemente uma casa na Avenida Park Way, em Bambuí – cuja via principal, a Avenida Antônio Callado, também foi pavimentada no fim de 2013. Frequentadora da cidade há dois anos, ela se disse surpresa com nova ponte.

“Da última vez que vim aqui não havia nada disso e as pessoas tinham de passar pela antiga rua, que era muito ruim. A ponte ficou muito bonita e valorizou a beleza da região”, observou a comerciante.

Ao lado da ponte, duas retroescavadeiras ainda retiram a areia na parte mais próxima ao mar, ao lado da antiga passagem de veículos. De acordo com o secretário de Obras de Maricá, Fernando Rodovalho, deve ser concluído até a próxima semana, quando a areia retirada vai encobrir a via do entorno e se unirá à faixa da orla. A areia colocada em volta da ponte vai receber lixeiras e já está sendo utilizada como área de lazer e para a prática de esportes.

Abertura do canal

Na quinta-feira (16), antes do início da cerimônia oficial, secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc, frisou que a abertura do canal da barra de Maricá será feita dentro da necessidade do sistema lagunar, de acordo com um estudo feito pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). “O grande benefício que a ponte traz para a população e para os pescadores, em especial, é que esta abertura poderá ser feita no tempo certo para renovação das águas, e sem prejuízo de mobilidade para motoristas e pedestres”, reforçou Minc.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp