19/01/2014 às 00h38min - Atualizada em 19/01/2014 às 00h38min

Mais mudanças no trânsito com o fechamento definitivo da Perimetral

No próximo sábado, último trecho do Elevado será interditado e provocará grandes mudanças no trânsito e no transporte. Segunda fase de demolição será iniciada.

[caption id="attachment_28014" align="alignleft" width="300"]
Demolição do novo trecho deve ocorrer sem explosões e é necessária para a continuidade da escavação dos túneis. Foto: Arquivo/léo Fonseca

Demolição do novo trecho deve ocorrer sem explosões e é necessária para a continuidade da escavação dos túneis. Foto: Arquivo/léo Fonseca

Demolição do novo trecho deve ocorrer sem explosões e é necessária para a continuidade da escavação dos túneis. Foto: Arquivo/léo Fonseca[/caption]

A Prefeitura do Rio de Janeiro vai interditar o último trecho do Elevado da Perimetral ainda em funcionamento no próximo sábado, provocando grandes mudanças no trânsito e no transporte coletivo do Centro da cidade. O fechamento será definitivo, já que será iniciada a segunda fase de demolição da via.

A interdição afeta a parte do elevado entre a Praça Mauá e Avenida General Justo e faz parte da segunda etapa de remoção da via, parte das intervenções do projeto Porto Maravilha, que vai revitalizar parte da região central da cidade. De acordo com a Prefeitura, a demolição deste novo trecho deve ocorrer sem explosões e é necessária para a continuidade da escavação dos túneis da via expressa que substituirá o elevado, hoje com pouco mais de 500 metros escavados.

O fechamento provoca mudanças importantes no trânsito do Rio. No dia 8 de fevereiro, o Mergulhão da Praça XV será fechado. Na mesma data, a Avenida Rio Branco também passará por mudanças: entre a Praça Mauá e Avenida Presidente Vargas, passará a ter mão com direção à Zona Portuária, enquanto entre a Presidente Vargas e a Avenida Beira-Mar, receberá apenas ônibus e táxis, funcionando em mão dupla. Cerca de 1 mil vagas de estacionamento em diversas ruas da região serão extintas. Outras vias importantes, como as ruas da Uruguaiana, Teixeira de Freitas, República do Paraguai e do Passeio também terão mudanças de sentido.

Transporte – Diversas mudanças afetarão os itinerários e os pontos finais de ônibus municipais e intermunicipais, inclusive os que vêm pela Ponte Rio-Niterói. Um novo terminal foi criado na Avenida General Justo para absorver parte da demanda.

As linhas intermunicipais metropolitanas, entre as quais se incluem boa parte dos ônibus vindos de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, deverão ter acesso ao Centro do Rio através da Praça da República com destino à Avenida Augusto Severo. As demais terão seus pontos terminais em área próximo à Candelária.

Barcas – De acordo com a Secretaria de Transportes do Rio, as barcas passarão a operar em um esquema especial nas estações Praça XV e Arariboia, para absorver parte da demanda de passageiros das linhas vindas da Ponte Rio-Niterói. O mesmo deve ocorrer com os trens da Supervia e com o metrô.  Cerca de 800 homens, entre guardas municipais, controladores de trânsito da CET-Rio e operadores da concessionária Porto Novo, com o apoio de 40 viaturas e 56 motocicletas, atuarão no trânsito do Centro.

O FLUMINENSE


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp