22/01/2014 às 11h52min - Atualizada em 22/01/2014 às 11h52min

Viva Rio promove cursos gratuitos sobre a cultura Hip Hop e educação ambiental

O Viva Rio Socioambiental oferece até o dia 27 de Junho cursos culturais gratuitos à população de Maricá.

[caption id="attachment_28258" align="alignleft" width="300"]
O Viva Rio em Maricá fica na Rua Barão de Inoã, Lote 6 – Quadra A – Parque Eldorado, telefone 2637-2826. (Foto :: Walter Mesquita)

O Viva Rio em Maricá fica na Rua Barão de Inoã, Lote 6 – Quadra A – Parque Eldorado, telefone 2637-2826. (Foto :: Walter Mesquita)

O Viva Rio em Maricá fica na Rua Barão de Inoã, Lote 6 – Quadra A – Parque Eldorado, telefone 2637-2826. (Foto :: Walter Mesquita)[/caption]

A ideia nasceu dos próprios moradores, a partir de encontros realizados no fim de 2013 e vão refletir o desejo manifestado pela comunidade, ávida em se aprofundar na cultura Hip Hop. As reflexões em forma de rimas que dão origem ao RAP (rhythm and poetry – ritmo e poesia) serão feitas sobre as relações do homem com a natureza, tudo a ver com a campanha ‘Se liga na rede’ lançada pelo Viva Rio em Maricá, para sensibilizar a população sobre a instalação da rede de saneamento básico no município.

Professores especializados vão transmitir conhecimento sobre a cultura Hip Hop com foco em temas socioambientais, como forma de mobilizar jovens, adultos e crianças. Nascido em guetos americanos sob a influência da cultura negra e latina, quatro elementos integram o Hip Hop: a música RAP, a dança break, o grafite e a arte do disk jóquei – DJ. Todos se tornaram uma forma de resistência e luta da juventude contra a violência, a discriminação racial, o desemprego, a falta de perspectivas e as drogas.

Realizadas sempre na sede do Viva Rio (Rua Barão de Inoã, Lote 6 – Quadra A – Parque Eldorado, telefone 2637-2826), os cursos começam com RAP – o ritmo e a poesia socioambiental. Com Slow da BF, os alunos vão aprender sobre as origens da cultura Hip Hop, da poesia à rima e seus valores; ritmo, métrica e produção textual. Nas aulas práticas, os participantes aprenderão a elaborar uma letra de RAP de conteúdo socioambiental. O segundo curso, com Sandro Machintal, será sobre DJ e Produção musical, com apresentação de situações ativas de aprendizagem, práticas e teóricas que permitam ao participante viver o papel dos profissionais. Eles conhecerão os equipamentos e, entre outras coisas, aprenderão sobre mixagem, ramificações da música eletrônica e softwares do setor.

No terceiro curso, “Ambiente radical no audiovisual”, os alunos vão aprender com Walter Mesquita técnicas de produção audiovisual com um olhar socioambiental voltado à cultura Hip Hop e ao esporte. Serão ensinados fotografia digital; como fazer um vídeo, captação de áudio e noções sobre direitos autorais e técnicas de edição.O último curso será sobre Grafite, com Igor Oliveira, e Ecodesign, com Luang Dacash. As aulas vão incluir a história do grafite, quem são os grandes artistas urbanos, além de técnicas básicas para o uso de spray e outras formas de intervenções urbanas. Na parte de Ecodesign, o objetivo é estimular o debate sobre os elementos que fazem parte da estética do RAP e como eles podem dialogar com a questão ambiental. Será apresentado o conceito de Ecodesign, a história dos cartazes no Brasil e no mundo, noções de tipografia, cores e colagem, entre outros.

A meta é realizar os cursos em cinco meses, em 60 horas. Como resultado final, será confeccionado um videoclipe, uma música RAP com temática socioambiental e realizada uma exposição fotográfica. As inscrições podem ser feitas na sede do Viva Rio, em horário comercial. Os participantes receberão certificado de participação do Viva Rio Socioambiental.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp