17/02/2014 às 20h13min - Atualizada em 17/02/2014 às 20h13min

Corpo de Bombeiros testa nova tecnologia de combate a incêndios

Equipamento, com jatos de CO2 líquido, tem capacidade para atingir locais de difícil acesso.

[caption id="attachment_30026" align="alignleft" width="300"]
Militares demonstram o método de combate

Militares demonstram o método de combate

Militares demonstram o método de combate[/caption]

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro recebeu na sexta-feira (14) um veículo de combate a incêndios com tecnologia inédita baseada em jatos de dióxido de carbono (CO2) vaporizado. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental da Coppe/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em parceria com a empresa Cdiox Engenharia, e atua com descarga massiva de CO2 em estado líquido, à baixa temperatura e alta pressão.

O veículo será testado nas próximas semanas em situações reais de combate a incêndios e a expectativa é de que a tecnologia seja capaz de controlar as chamas em tempo menor que os tradicionais caminhões-pipa. Além disto, o equipamento é uma alternativa eficaz para debelar incêndios em locais sensíveis ao uso da água, como museus, bibliotecas e igrejas, que abrigam obras de arte, e centros de processamentos de dados e centrais de telefonia.

- A nova tecnologia se apresenta como um divisor de águas na história do combate a incêndios, cujo procedimento é mais simplificado e oferecerá mais segurança para os bombeiros que vão operar o equipamento -, explicou o secretário de Defesa Civil e comandante dos Bombeiros, coronel Sérgio Simões.

Quatorze bombeiros receberam treinamento para operar o veículo, que tem capacidade para conduzir de 12 a 20 toneladas de CO2. Orçado em R$ 5,5 milhões, o projeto foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e contou com o apoio da White Martins.

[caption id="attachment_30027" align="aligncenter" width="1024"]
Viatura oferece alternativa ao combate tradicional

Viatura oferece alternativa ao combate tradicional

Viatura oferece alternativa ao combate tradicional[/caption] [caption id="attachment_30028" align="aligncenter" width="1024"]
Autoridades presentes vistoriam a viatura.

Autoridades presentes vistoriam a viatura.

Autoridades presentes vistoriam a viatura.[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp