21/02/2014 às 20h40min - Atualizada em 21/02/2014 às 20h40min

Com longa estiagem, lagoas de Maricá estão secando

[caption id="attachment_30337" align="alignleft" width="300"]
Foto da Lagoa no Parque Nanci enviada pelo internauta Adriano.

Foto da Lagoa no Parque Nanci enviada pelo internauta Adriano.

Foto da Lagoa secando na altura do bairro de Parque Nanci enviada pelo internauta Adriano.[/caption]

Neste período de estiagem os cidadãos de Maricá estão observando com espanto  e incredulidade que dia a dia  o nível das Lagoas do município estão diminuindo, chegando a níveis assustadores Conhecidas pelas suas belezas naturais, as lagoas estão pedindo socorro, já que a cada dia o nível das águas baixa assustadoramente. Especialistas apontam a falta de chuva como principal causa da seca.

De acordo com especialistas, para continuarmos a ter água em abundância e com a qualidade adequada é necessário que preservemos o Ciclo das Águas. Quando a mata é retirada, o solo fica nu, sem cobertura vegetal.  A água da chuva, ao cair não encontra nenhum tipo de barreira; ela escorre com rapidez por essa terra e não se infiltra no solo e não abastece o lençol freático. Isso faz com que os mananciais, que se originam de lençóis freáticos, também  fiquem com menos água. Tudo vai secando.

Por esta razão o Código Florestal Brasileiro previa áreas de preservação em topo de morros, encostas com grande declividade, margens de curso água, reservas legais e outros mecanismos. Não somente para manter a biodiversidade, mas  principalmente para manter nossa sobrevivência. Entretanto pela ação irresponsável dos  nossos representantes  no parlamento a proteção para as nossas florestas e aos mananciais hídricos foi  modificada, reduzida  e mutilada. A situação que vivenciamos agora profetiza situações catastróficas no futuro próximo.

“Antigamente dizíamos que a água era um recurso natural renovável. Podíamos utilizá-la a vontade e irresponsavelmente que as chuvas se encarregariam de renová-la infinitamente. Com o passar do tempo verificamos que essa crença é falha e que, na verdade, a Água é  um Recurso Natural Finito, se não a usarmos com parcimônia e corretamente ela acaba. Nascentes, córregos e rios  secam.” Comentou um especialista.

No Brasil um dos países mais bem aquinhoado com  esse precioso recurso hídrico, possui 13,7% da água doce do planeta, e temos visto de Norte a Sul noticias de que a água começa a  faltar.

Independentemente das razões imediatas que provocam o esvaziamento das lagoas só temos uma atitude a tomar: ou mudamos nosso agir em relação ao meio ambiente ou podemos a começar a chorar o leite derramado.

Os moradores de Maricá aguardam também a abertura do Canal da Barra, que fará a ligação da Lagoa com o Mar. Segundo o prefeito Washington Quaquá, o canal será aberto uma vez por ano para renovação das águas.  "Agora vamos abrir uma vez por ano o canal para oxigenar a lagoa, renovar a água e o ecossistema. Não é possível deixar a lagoa aberta o tempo todo, porque ela está acima do nível do mar. Nossa pretensão também não é essa. O que queremos é recuperar a vida da lagoa", contou o prefeito Washington Quaquá.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp