05/09/2012 às 22h08min - Atualizada em 05/09/2012 às 22h08min

Bancos ameaçam greve caso negociações não avancem

Agência do Banco Bradesco de Maricá
( Foto :: Arquivo | LSM)
O Comando Nacional dos Bancários, retomou as negociações com a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) sobre a Campanha 2012 na tarde desta terça-feira, em São Paulo, depois que os trabalhadores consideraram insuficiente a proposta de 6% de reajuste (cerca de 0,7% de aumento real) apresentada pelas empresas na semana passada.

O Comando Nacional é composto por representantes de bancários de todo país, geralmente, de dirigentes das Federações Estaduais que representam todos os Sindicatos do Estado. No caso do Rio de Janeiro é a FEEB - Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

As rodadas de negociações já acontecem desde a primeira semana de agosto onde foram abordados itens da pauta em separado como: saúde do bancário, emprego, assédio moral, segurança e, por fim, os índices e reajuste salarial.
 
Na semana passada os representantes dos banqueiros apresentaram uma proposta de 6% de reajuste em todos os índices, que não foi aceita pela Comando Nacional. Por isso foi necessária uma nova rodada de negociação em São Paulo.

Até agora, não caminhou a negociação. A Fenaban protela a reunião e não apresentou nenhuma proposta diferente.

A orientação para toda categoria é ficar atenta. O Sindicato deve convocar para os próximos dias uma assembleia para discutir os índices oferecidos pelos banqueiros para a categoria aprovar ou não e também decidir sobre o indicativo de greve.

O Sindicato dos Bancários de Niterói realiza desde a última sexta-feira, o Dia Nacional de Lutas com manifestações para pressionar a Fenaban a apresentar uma proposta decente, que contemple as reivindicações da categoria na rodada desta terça-feira. Agências de São Gonçalo, Alcântara, Niterói (centro) e Icaraí receberam a visita de diretores da entidade que esclareceram os rumos da Campanha Salarial 2012 e repudiaram o reajuste de 6% oferecido pelos banqueiros.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp