16/03/2014 às 17h24min - Atualizada em 16/03/2014 às 17h24min

Cemitério de Viaturas da Polícia Militar

[caption id="attachment_31952" align="alignleft" width="300"]
(Foto :: Ruy Machado | A Tribuna)

(Foto :: Ruy Machado | A Tribuna)

(Foto :: Ruy Machado | A Tribuna)[/caption]

Uma denúncia de atraso na manutenção das viaturas utilizadas pela PM está provocando uma redução de policiamento nas ruas. Batalhões de Niterói (12º BPM) com 105 veículos, São Gonçalo (7º BPM), com 115, e Itaboraí (35ºBPM), com 38, apresentam baixas em suas frotas de 23%, 30% e 57% respectivamente, acarretando em alta nos índices de criminalidade nestas cidades.

Atualmente, os problemas enfrentados afetam diretamente as ações estratégicas de segurança. Em Niterói, o 12º BPM, responsável pelo Policiamento em Maricá, possui 105 viaturas e encontram-se em manutenção, 25 veículos. No município vizinho, São Gonçalo, a situação com problemas de manutenção se arrasta desde novembro, onde os índices chegaram a 60% de comprometimento da frota. Hoje, o 7º BPM possui 35 viaturas baixadas, equivalente a 30% dos carros para policiamento da cidade. O caso mais crítico é o de Itaboraí, onde das 38 viaturas 22 estão em manutenção, números equivalentes a 57% da frota.

Sem as viaturas, os batalhões buscam ocupar outros postos de policiamento, tais como as cabines, ciclopatrulhas e patrulhamento a pé.

De acordo com um funcionário da empresa Julio Simões, responsável pela manutenção das viaturas, os maiores problemas enfrentados com a conservação dos carros é a suspensão. Neste caso os batalhões que mais sofrem com baixas são São Gonçalo e Itaboraí. Segundo ele, existe um percentual limite para realização das manutenções, o que não poderia passar de 10% de cada frota. O serviço prevê troca de peças, lubrificantes e mão de obra, entre outros ajustes.

“Quando atingimos um nível crítico procuramos fazer uma força tarefa. Nós também fornecemos viaturas reservas no caso do carro permanecer mais de 48 horas na oficina, são os casos em que ocorrem colisão ou falta de peças”, disse.

Nova frota chega em abril- A previsão é de que a renovação da frota seja feita a partir de abril. Foram adquiridos motos Yamaha XT660R, Voyage 1.6 4P Flex, picape Nissan Frontier, Furgão Renault Master e SUV Renault Duster Dinamique. Os veículos serão entregues com giroflex, GPS, pintura e outras modificações.

A TRIBUNA


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp