18/03/2014 às 20h33min - Atualizada em 18/03/2014 às 20h33min

Maricaenses enfrentam longa espera em fila no Terminal de Niterói para chegar em casa

[caption id="attachment_32118" align="alignleft" width="300"]
Fila para o 'Maricá' na segunda-feira.

Fila para o 'Maricá' na segunda-feira.

Fila para o 'Maricá' na segunda-feira.[/caption]

REPORTAGEM :: ROMÁRIO BARROS- Lotação e demora. A reclamação dos usuários do transporte público, de Maricá, está praticamente na ponta da língua. Cerca de seis meses após a realização das manifestações, que povoaram as ruas com a exigência, entre outras questões, de um transporte público de qualidade, a situação parece não ter modificado muito. No terminal Rodoviário de Niterói, as longas filas que se formam para ir para Maricá tiram o sossego dos passageiros. Além disso, a demanda de pessoas a serem transportadas, maior do que a oferta de assentos nos carros, obriga os usuários a se espremerem em viagens nada confortáveis. O resultado é a insatisfação da maioria.

A equipe de reportagem do Lei Seca Maricá esteve no Terminal João Goulart, em Niterói na última segunda-feira, 17, e a reclamação é a mesma: a longa espera nas filas aguardando a chegada dos ônibus, a lotação dos veículos e até os assaltos.

À noite, quando a maioria dos usuários do transporte coletivo regressa para casa, a peleja para se pegar um ônibus continua, porém, com um agravante: o cansaço após um dia inteiro de trabalho. Fila e mais fila de pessoas em busca da condução para, finalmente, ter o descanso merecido. O que se percebe, no entanto, é que esse retorno quase sempre não ocorre da forma como o passageiro deseja.

As grandes filas são alvos de críticas para os passageiros que passam no Terminal à noite.  No Terminal de Niterói, por volta das 20h, ocorre o pico do movimento. O vai e vem de pessoas é frenético. Para a diarista Mônica Almeida, a solução para o problema seria disponibilizar mais veículos nos horários de pico. "Isso diminuiria filas e a lotação nos ônibus". Contou.

O internauta Marcelo Júnior, insatisfeito, falou da situação no Terminal de Niterói. “Nesta noite a fila do Maricá se encontrava em frente à loja Fashion ao lado da Utilicasa. Esse fato vem se tornando constante, já que neste horário os estudantes saem das universidades para retornarem as suas casas. É uma situação que o cidadão não gosta, já que trabalhamos durante todo o dia e após os estudos enfrentamos essa fila gigantesca. O que nós queremos é mais ônibus neste horário, já que há uma grande quantidade de pessoas que utilizam esta linha neste horário.” Desabafou.

Para os usuários em idade avançada, como a costureira Ana Francisca, 65, o problema da demora e da lotação toma proporções ainda maiores. "Não existe respeito com quem é idoso: os motoristas não têm paciência quando subimos devagar, ficamos muitas horas esperando e quase sempre vou em pé, porque ninguém me dá um lugar", enumera, revelando que as falhas no transporte público envolvem também o comportamento dos próprios usuários.

Confira a nota completa da Viação Nossa Senhora do Amparo sobre o assunto

"As constantes mudanças no transito do Centro do Rio vem impactando diretamente a demanda da linha que faz a ligação Niterói x Maricá, principalmente em dias com ocorrência de acidentes na ponte Rio- Niterói.

Esta migração esta sendo monitorada pelo nosso setor de planejamento operacional e uma nova grade de horários será implementada na próxima semana, assim que recebermos a autorização do DETRO.

Com esta mudança estaremos atendendo aos novos clientes desta linha que escolheram fazer o deslocamento Rio X Maricá fazendo a integração Barcas X Ônibus.

Ressaltamos que nas faixas horárias entre as 16 e 23 horas, a frequência de saída desta linha varia entre 5 a 8 minutos. Ocorre que muitas saídas têm o seu horário prejudicado em função do Terminal de Niterói estar sobrecarregado, o que acaba influenciando no cumprimento desta programação.

No dia 17, segunda feira, na faixa horária das 20:00 conseguimos manter uma frequência que variou entre 8 a 12 minutos. Nossa expectativa é que este transtorno seja minimizado assim que a nova programação for implementada."

[caption id="attachment_32119" align="aligncenter" width="689"]
Fila para o 'Maricá' na segunda-feira.

Fila para o 'Maricá' na segunda-feira.

Fila para o 'Maricá' na segunda-feira.[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp