23/03/2014 às 12h30min - Atualizada em 23/03/2014 às 12h30min

Motoristas esperam dias para conseguir recuperar veículos no Pátio Legal

O local é o único oferecido pela Secretaria de Segurança para concentrar a guarda e a entrega de motos e automóveis recuperados pela polícia, no Rio, Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e nos 13 municípios da Baixada Fluminense.

[caption id="attachment_32490" align="alignleft" width="300"]
Ismael de Almeida enfrentou dificuldade para liberar veículo Foto: Pauty Araujo/Extra

Ismael de Almeida enfrentou dificuldade para liberar veículo Foto: Pauty Araujo/Extra

Ismael de Almeida enfrentou dificuldade para liberar veículo Foto: Pauty Araujo/Extra[/caption]

O aumento no número de roubos de carros no estado do Rio — foram mais de 28 mil registros em 2013, ou 27% a mais do que em 2012 — não pune os motoristas apenas na hora do crime. Quem consegue achar seu veículo começa a viver um novo calvário, com nome e endereço conhecidos: o Pátio Legal, em Deodoro, na Zona Norte da cidade. O local é o único oferecido pela Secretaria de Segurança para concentrar a guarda e a entrega de motos e automóveis recuperados pela polícia, no Rio, Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e nos 13 municípios da Baixada Fluminense. Em 2013, essas regiões tiveram 26.808 roubos de veículo, ou mais de 95% do total de casos no estado.

O mau funcionamento do pátio — na última quarta-feira, por exemplo, a recepção estava lotada, mas havia apenas três funcionários no atendimento — obriga o motorista a esperar entre dois a quatro dias úteis para reaver o veículo roubado. A professora Luciene Santana, de 41 anos, passou pelo problema. Ela teve um Punto roubado em Nova Iguaçu, em 28 de fevereiro. No dia 14 de março, recebeu um telefonema da seguradora, avisando que o veículo havia sido recuperado. No mesmo dia, foi a o Pátio Legal. Mas saiu de lá a pé.

— Só consegui agendar o atendimento para a devolução do carro ser feita três dias úteis depois. Voltei hoje (dia 19) e enfrentei fila para pegar senha. O serviço terceirizado é péssimo.

Telefone fica na secretária eletrônica- O supervisor de condomínio Ismael de Almeida teve uma moto roubada em São Gonçalo no dia 20 de fevereiro. O veículo foi recuperado. Ele tentou agendar o atendimento por telefone. Perdeu seu tempo.

— Fiquei uma hora e meia no telefone ouvindo a secretária eletrônica — disse Ismael, que esteve no pátio por duas vezes e só conseguiu retirar a moto na quarta-feira.

O Pátio Legal foi inaugurado em 2005 e entregue pela Secretaria de Segurança, após assinatura de um convênio com seguradoras e o Detran, para ser administrado pela empresa Cevera. Presidente da empresa, Júlio Avelar admitiu as falhas, mas culpou o aumento do fluxo de veículos no pátio.

— A frota cresceu. O pátio está com um movimento 80% maior do que o do ano passado. Operamos acima da nossa capacidade. Estamos contratando mais funcionários para agilizar o atendimento— disse ele.

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros disse que não interfere na administração da Cevera. O Detran informou que a Secretaria de Segurança iria falar sobre o assunto. Esta, por sua vez, disponibilizou o delegado Marcus Vinícius, da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), para comentar o caso.

— Pedi para a Cevera contratar mais gente. Quem tem o carro roubado não pode ser penalizado com mau atendimento — afirmou.

Via-crúcis

Telefone- Ao saber da recuperação do carro, o proprietário deve ligar para o telefone 3369-8155 ou ir ao Pátio Legal para agendar a retirada.

Documentos- No dia marcado, o proprietário precisa ir ao pátio com a documentação pessoal e a do carro.

Recibo- Se o DUT tiver sido roubado com veículo, será exigida a apresentação do recibo de compra e venda do carro.

Retirada- Após o auto de entrega, a retirada é habilitada.

EXTRA ONLINE


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp