27/08/2012 às 18h43min - Atualizada em 27/08/2012 às 18h43min

‘Nevoeiro da tarde’ é causado por tempo seco e água fria, diz Inmet


O nevoeiro atingiu Araçatiba no começo da tarde
( Foto :: Divulgação | Patrícia Coimbra)
Um forte nevoeiro que atingiu a orla de Maricá no fim da manhã e início da tarde desta segunda-feira (27) pegou muitos maricaenses de surpresa. O forte nevoeiro encobriu a Pedra do Elefante em Itaipuaçu e diversos pontos turísticos da cidade, como Araçatiba.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, uma frente fria chegou à cidade nesta segunda-feira e favoreceu a formação do nevoeiro nas áreas litorâneas.

A meteorologista Marlene Leal explica, no entanto, que o nevoeiro que se forma ao longo do dia - chamado de nevoeiro de advecção - é bastante comum nesta época do ano, mas também é influenciado pela temperatura do mar. Os termômetros da Marinha na estação meteorológica da Ilha Rasa chegaram a marcar 18 graus na tarde desta segunda-feira, o que é considerado um nível baixo. A especialista do Inmet diz que o nevoeiro de advecção se diferencia do nevoeiro típico do início da manhã não só pelo horário, mas também pela maneira como se forma. “O nevoeiro pode ter influência do fenômeno de ressurgência, que acontece na Região dos Lagos. A água mais profunda e fria se eleva e é trazida pelas correntes até o litoral do Rio. Quando essa água evapora, forma uma camada de ar frio e úmido bem próximo ao nível do mar. Essa camada se choca com o ar quente e seco, que predomina na cidade desde o início do mês, e se condensa, formando o nevoeiro”. descreveu a meteorologista.

A neblina da manhã costuma aparecer logo após uma noite clara e sem ventos. Durante a madrugada, o ar quente sobe, se resfria e retorna à superfície mais denso, formando o nevoeiro nas primeiras horas do dia, quando a temperatura é mais baixa.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp