06/05/2014 às 11h13min - Atualizada em 06/05/2014 às 11h13min

Maricá 200 Anos: Confira a história da Paróquia Nossa Senhora do Amparo

Em homenagem aos 200 anos da Cidade de Maricá, O LSM preparou uma série de trinta reportagens especiais sobre o município. As reportagens irão mostrar a história da região e as suas belezas naturais.

O Lei Seca Maricá mostra nesta terça-feira, 06, a história da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, localizada no Centro do Município.

[caption id="attachment_35898" align="alignleft" width="300"]
(Foto do acervo da Historiadora Maria Penha de Andrade e Silva.).

(Foto do acervo da Historiadora Maria Penha de Andrade e Silva.).

(Foto do acervo da Historiadora Maria Penha de Andrade e Silva.).[/caption]

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo tem sua Igreja Matriz na Cidade de Maricá e foi criada por alvará de 12 de janeiro de 1755 como freguesia perpétua desmembrada da Paróquia de Santo Antônio de Sá. 

Da Velha Matriz de Santo Antônio de Sá se destacou em 1755, por alvará de 12 de janeiro, o território que veio constituir a atual Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em atual Município de Maricá.

As Origens do povoamento do território datam dos fins do século XVI. O seu nome - Maricá, de origem indígena, segundo uns, provém da combinação: mari (espinheiro) e caá (mato), com que os gentios designavam estas terras onde abundavam as «acácias espinhosas»; segundo outros da corruptela do termo maracá, espécie de chocalho usado pelos índios em suas festividades guerreiras.

Em 1635, os Padres Beneditinos fundam uma fazenda denominada São Bento, e nesta mesma época várias sesmarias são doadas em faixas litorâneas e as margens da lagoa de Maricá. Destes núcleos foi que surgiu a construção de uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Amparo, no lugar denominado «Baçuí», hoje o povoado de São José do Imbassaí; é, porém ignorada a data de sua ereção, sabendo-se, no entanto que em 1687, ela já era visitada pelo Padre Dr. José de Souza Ribeiro de Araújo, no testemunho de Pizzaro. É esta capela que se torna matriz por força daquele alvará citado.

Cabe ao seu terceiro vigário, Padre Vicente Ferreira Noronha, a iniciativa da construção da nova Matriz em local que hoje é a sede da Paróquia e do Município, em outra margem da lagoa, possuidora de clima mais saudável. A sua primeira pedra foi lançada no dia 8 de dezembro de 1788 e a 15 de agosto de 1802 é a Nova Igreja Benta e inaugurada com a transladação da velha imagem de Nossa Senhora do Amparo da primitiva capela para a Matriz, embora faltassem ainda algumas partes da ala esquerda e a construção da torre do lado direito.

A construção da Igreja determinou o assentamento de nova povoação que, a 26 de maio de 1814, era elevada à categoria de cidade a 27 de dezembro de 1889.

Com o tempo a velha igreja, a que Aires de casal, referindo-se à Vila de Santa Maria, diz que «ornada com uma igreja matriz da invocação de Nossa Senhora do Amparo, que é melhor Templo da província, depois de excluirmos alguns da Metrópole, começou a estragar-se, passando por consertos vários”. Em 1948, graças aos esforços de seu Pároco, Padre Joaquim Antônio de Carvalho Batalha, coadjuvado pelo arquiteto e artista Prof. Adail Bento da Costa, começaram as obras de restauração, onde se gastaram cerca de CR$ 1.045.000,00, concluindo-se em 1952, com a recuperação, em toda a sua beleza primitiva, de um templo que é mais majestosa expressão da sua arte barroca na baixada Fluminense.

Anualmente no dia 15 de agosto - Festa da Assunção da Virgem - e dia histórico da inauguração, e hoje, feriado municipal congrega-se toda a família de Maricá para uma das mais ruidosas festividades tradicionais da baixada.

Colaborou na Matéria a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.

Curta a Página do Lei Seca Maricá no Facebook => @Lei Seca Maricá Oficial


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp