08/05/2014 às 16h32min - Atualizada em 08/05/2014 às 16h32min

Artista plástico é encontrado morto em casa do Flamengo

[caption id="attachment_36039" align="alignleft" width="300"]
Corpo foi encontrado no escritório da casa.

Corpo foi encontrado no escritório da casa.

Corpo foi encontrado no escritório da casa. (Foto :: Lei Seca Maricá)[/caption]

LEI SECA MARICÁ- O artista plástico Edymundo Colaço foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira, 08, em um casa no bairro do Flamengo, em Maricá.

Pela manhã, Luiz Edymundo Colaço de Lacerda, de 61 anos,  foi encontrado baleado em um sofá do escritório da residência, onde também era o seu atelier.  Uma escopeta calibre 12 foi encontrada no local. 

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Maricá foram até o local, mas nada puderam fazer.

Policiais Militares da 4ª Cia (Maricá) estiveram no local e acionaram a Perícia da Polícia Civil. Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) periciaram toda a casa e também a arma encontrada no escritório, que estava ao lado do corpo do artista plástico.

Familiares acreditam na hipótese de suicídio. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaboraí. O caso foi registrado e será investigado pela delegacia de Maricá (82ªDP). 

História- Criado em família de tradição artística, Edymundo Colaço iniciou sua carreira em 1980, utilizando técnicas como serigrafia, litografia e airbrush sobre papel e tela. Atualmente estava dedicado à pintura em acrílico sobre tela e à cerâmica de baixa temperatura.

Edymundo era um artista gráfico pela qual as cores eram o suporte de suas criações. Adotava formas geométricas e repetições em suas obras. Edymundo inspirava-se nas cores vivas, resultando em um estilo bem brasileiro.

A Família Colaço- A família Colaço tem tradição artística há gerações. O bisavô de Edymundo Colaço, por parte de pai, o português Jorge Colaço, foi um dos maiores azulejistas de Portugal no princípio do século XX. Executou vários projetos entre Portugal e Brasil, como o Terminal de trens Estação da Luz, no Porto, e o painel na entrada da sede do Clube Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.

O avô de Edymundo Colaço, Thomaz Ribeiro Colaço, escritor e jornalista, fundou e dirigiu o semanário literário O Fradique – única publicação do gênero em Portugal. Casou-se com a francesa nascida em Tanger Madeleine Colaço, tapeceira que se inspirou nas tradições e artes seculares realizadas nos palácios dos sultões daquele país.

Quando o casal exilou-se no Brasil, em 1940, Madeleine logo se encantou com a alegria das cores e da fauna e flora, o que norteou definitivamente sua obra.

Sua contribuição tecnológica à tapeçaria mundial foi a criação do “ponto brasileiro” que, combinado à sua criatividade, deu origem a um traço peculiar do folclore e da vegetação brasileira nas obras. Filha de Madeleine e Thomaz, Concessa Colaço também dedicou sua vida à tapeçaria, desenvolvendo uma carreira internacional.

Curta a Página do Lei Seca Maricá no Facebook => @Lei Seca Maricá Oficial

[caption id="attachment_36040" align="aligncenter" width="457"]
Luiz Edymundo Colaço de Lacerda, de 61 anos,  foi encontrado baleado em um sofá do escritório da residência

Luiz Edymundo Colaço de Lacerda, de 61 anos, foi encontrado baleado em um sofá do escritório da residência

Luiz Edymundo Colaço de Lacerda, de 61 anos, foi encontrado baleado em um sofá do escritório da residência[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp