Em homenagem aos 200 anos da Cidade de Maricá, O LSM preparou uma série de trinta reportagens especiais sobre o município. As reportagens mostram a história da região e as suas belezas naturais. O Lei Seca Maricá mostra nesta sexta-feira, 09, a história da Estação Ferroviária Maricá.
[caption id="attachment_36114" align="alignleft" width="300"]A Estação Ferroviária Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894 a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande.
Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias.
Em 1943, a Estação Ferroviária Maricá foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio.
Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada em 31/01/1966.
A ferrovia Estação Ferroviária Maricá chegou à estação de Inoã em 1894. Foi prolongada sucessivamente até 1936, quando atingiu seu ponto máximo em Cabo Frio. Em 1964, o trecho que passava por Inoã foi finalmente desativado, quando já era operado pela Leopoldina. A estação foi demolida.
(Fontes: Cleiton Pieruccini, 2009; Claudio Falcão; MaricaJá, 2003; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht).
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