24/08/2012 às 11h47min - Atualizada em 24/08/2012 às 11h47min

Redução de tributos vai tornar etanol mais competitivo no Rio

Iniciativa faz parte do programa Rio Capital da Energia, que tem como objetivo fazer do estado uma referência mundial em eficiência energética

O Governo do Estado pretende incentivar a produção de etanol para atrair novos investimentos no setor e tornar o combustível mais competitivo do Rio de Janeiro. A principal ação deve ser a redução dos tributos que incidem sobre o etanol, que hoje correspondem a 24%. A iniciativa faz parte do Programa Rio Capital da Energia, que tem como objetivo fazer do Rio de Janeiro uma referência mundial em eficiência energética, inovação tecnológica e economia de baixo carbono.

– O Rio não tem intenção de se tornar um grande produtor de etanol, mas seguindo a proposta do Rio Capital da Energia, queremos que o estado seja palco das discussões que envolvem a energia do século XXI. E vamos fazer nossa parte desonerando a produção desse combustível, tornando-o competitivo no Rio – explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, destacando que estudos nesse sentido estão em fase final.

De acordo com o Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), a demanda por gasolina cresceu 57% nos anos de 2010 e 2011, e este ano já aumentou 13% em relação ao ano passado. O Rio de Janeiro é líder no consumo de Gás Natural Veicular (GNV), com a maior frota de veículos movidos pelo combustível das Américas, com cerca de 600 mil metros cúbicos consumidos diariamente.

– O Rio tem vocação natural na área de energia – afirmou Bueno, lembrando que o estado está na vanguarda do setor de energia do país.

Seminário sobre o tema
O atual cenário do etanol no Brasil e no Mundo será tema de seminário realizado pela Secretaria de Desenvolvimento em parceria com a Usina Canabrava e com a Raízen na Procuradoria Geral do Estado no dia 29 de agosto, às 9h.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp