21/08/2012 às 14h46min - Atualizada em 21/08/2012 às 14h46min

Estado elabora novo plano diretor de transportes

Objetivo é colher dados para racionalização e otimização das redes de transportes do Grande Rio

A Secretaria de Transportes está realizando pesquisas de campo para atualização do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) 2012. As ações são parte de um estudo que analisa os índices de origem e destino da população da Região Metropolitana do Rio, incluindo Maricá.

As entrevistas estão sendo feitas em diferentes pontos estratégicos. O objetivo é colher informações que servirão de base para a racionalização e a otimização das redes de transportes do Grande Rio. "O plano é a principal ferramenta de trabalho para quem planeja e opera o setor de transportes no Estado do Rio. É a base para a definição da mobilidade urbana". Disse o secretário de Transportes, JulioLopes.

O plano favorece ações executivas relativas aos investimentos em infraestrutura viária e sistemas de transporte coletivo como metrô, trens, barcas e terminais de integração, além de servir como base para definição de modelos  operacionais e tarifários.

Os pesquisadores registraram informações, como locais de partida e destino, além do meio de transporte utilizado com mais frequência. "É importante que os motoristas colaborem para que possamos entender a demanda de transportes". Afirmou a  pesquisadora Maria Raquel da Cruz.

Abordada por uma das agentes da secretaria, Karine Cavalcante participou do estudo. "A pesquisa vai ajudar a melhorar o transporte na cidade". disse a motorista.

Além de apresentar o panorama atual da mobilidade urbana nos 20 municípios da Região Metropolitana, o software encomendado para gerir o plano é capaz de fazer projeções para os próximos dez anos. Mais de 340 mil entrevistados Ao todo, 120 agentes atuam em três frentes de pesquisas: domiciliar; interceptação a motoristas em sinais de trânsito; e abordagem a passageiros em coletivos. Serão mais de 340 mil entrevistados, em 700 áreas.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp