15/08/2012 às 12h20min - Atualizada em 15/08/2012 às 12h20min

Ricardo Queiroz (PMDB) diz que investirá na implantação de unidades da Faetec e do CVT em Maricá

Lei Seca Maricá nas Eleições Municipais de 2012 - Maricá é uma das 13 cidades de influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que está sendo implantado em Itaboraí. Isso significa que o município será atingido pelas mudanças sociais e econômicas trazidas pelo empreendimento. As principais são o surgimento de empresas e a geração de empregos. De acordo com estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a refinaria deve gerar cerca de 270 mil novas vagas diretas e indiretas na região. Para que os trabalhadores de Maricá possam se beneficiar com essas oportunidades é preciso incentivar a instalação de indústrias da cadeia de produção do Comperj na cidade. Os investidores precisam encontrar no município infraestrutura e mão de obra capacitada. O candidato a prefeito Ricardo Queiroz (PMDB) destaca que esse será um dos focos da administração.

“Vamos fazer parcerias com os governos estadual e federal para a implantação de unidades de ensino técnico como Faetec e os Centros Vocacionais Tecnológicos, os CVTs. Também vamos conversar para que o Senac e o Senai tragam cursos profissionalizantes para a cidade. É preciso investir na educação, principalmente dos nossos jovens, para que possam conquistar o primeiro emprego”, afirma Queiroz.

Desde 2006, quando a Petrobras anunciou a instalação do Comperj, o então prefeito Ricardo Queiroz deu a devida importância às oportunidades que estavam surgindo. Ele foi o responsável por Maricá ter ingressado no Conleste, um consórcio formado por municípios vizinhos para discutir políticas de desenvolvimento regional. 

Atualmente, as principais vocações econômicas de Maricá são o turismo, o comércio, a agricultura, a pecuária e a pesca. Ricardo Queiroz defende que o desenvolvimento não pode atropelar essas características da cidade. O plano de governo da coligação Maricá Nosso Amor (PMDB, PDT, PRTB, PCdoB, PTdoB, PTC, PSL, PTN, PRB, PV, PSC e PHS) também contempla ações de desenvolvimento sustentável para garantir que os recursos naturais não sejam degradados.

“Para incentivar o turismo, vamos criar um calendário anual de eventos e incentivar a prática de esportes radicais, que atraem grande quantidade de turistas todos os anos. Em nossa gestão, esse setor e o comércio também serão beneficiados pela criação de um roteiro gastronômico”, adianta. No campo e na pesca, os trabalhadores receberão incentivos através de projetos de capacitação, investimentos e apoio ao escoamento da produção.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp