12/08/2012 às 12h44min - Atualizada em 12/08/2012 às 12h44min

Bombeiros vão disputar provas internas de habilidades na próxima semana

Os vencedores das 'Olimpíadas' da corporação vão participar de competição em outubro

Os Jogos Olímpicos de Londres terminam no próximo domingo, mas, para o Corpo de Bombeiros, o clima de competição começa na segunda-feira (13/8), quando terão início as provas profissionais no pátio do Quartel Central. Até o dia 24 de agosto, as “Olimpíadas” da corporação reunirão 1.293 inscritos de 38 unidades do estado.

Os militares terão suas habilidades testadas em dez provas: agilidade; pista de aparelho; ordem unida; linha direta; reconhecimento de ferramentas; atendimento pré-hospitalar; corda lisa; nós e voltas; resistência; e simulado de combate a incêndios e salvamento.

Os competidores – classificados em seletivas realizadas por cada unidade em julho – vão disputar provas individuais e em equipe. Durante a competição, o militar que desempenhar a modalidade em menor tempo e de forma correta será o vencedor. Para cada prova haverá um oficial responsável por fiscalizar cada ação do concorrente.

Empenhados em vencer, os bombeiros realizaram também treinamentos no Quartel Central para se familiarizarem com o ambiente das provas. Nesta quinta-feira (09/08), foi o dia de treinamento dos militares do quartel de Campos, no Norte Fluminense. O sargento Leandro da Silva Pinto, de 30 anos, se prepara para competir na prova de agilidade e realizou a etapa em 3’54”.

– Ainda não estou satisfeito com o meu tempo. Sei que posso melhorar. O segredo da prova de agilidade é conseguir colocar a roupa rápido depois de tanto esforço físico – disse o sargento, confiante em sua vitória.

Pontos para promoção


O bombeiro campeão será premiado com uma medalha, que contará ponto para sua promoção de carreira. Já o prêmio para o Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) é uma estrela, que deverá ser usada sobre o distintivo por cada militar do grupamento durante um ano.

– As modalidades focam em todas as atividades dos bombeiros: umas voltadas para a parte física e outras para a técnica. É um aprimoramento para os militares – afirmou o coordenador das provas profissionais, coronel Eduardo Saraiva.

A competição entre as unidades operacionais é uma tradição na corporação que estava suspensa desde 2006. Para o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, além de promover a união dos bombeiros, as provas profissionais são um incentivo a mais na carreira dos militares.

– É uma motivação para a instrução porque todos os participantes passam por uma reciclagem e, além disso, o evento faz parte da história da corporação que está sendo resgatada – disse Simões.

Os cinco melhores competidores vão participar dos Jogos Mundiais de Bombeiros, que serão realizados em Sydney, na Austrália, de 19 a 28 de outubro.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp