20/08/2014 às 03h20min - Atualizada em 20/08/2014 às 03h20min

Circuito Ecológico acontece sábado, 23, nas grutas do Spar

Inscrições gratuitas são feitas somente na Secretaria Municipal de Turismo, no Centro, até sexta-feira (22/08), das 9h às 17h

[caption id="attachment_43373" align="alignleft" width="300"]
Participantes farão percurso por um conjunto de galerias de minas desativadas há meio século.

Participantes farão percurso por um conjunto de galerias de minas desativadas há meio século.

Participantes farão percurso por um conjunto de galerias de minas desativadas há meio século.[/caption]

Uma boa opção de lazer para este sábado (23) é o Circuito Ecológico de Maricá, nas grutas do Spar, em Inoã. O passeio – por um conjunto de galerias de minas desativadas há meio século, onde eram extraídas as pedras malacacheta e feldspato – é gratuito e destinado a todas as idades. As inscrições são gratuitas e acontecem até sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Secretaria Municipal de Turismo, localizada na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. Os participantes são acompanhados por guias turísticos da Prefeitura e agentes da Defesa Civil.

Durante o percurso, com duas horas de duração, os visitantes também encontrarão um lago natural e vegetação típica da Mata Atlântica. A gerente e responsável por todo o projeto, Márcia Freitas, orienta os aventureiros a usarem calça comprida, calçados apropriados e chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. "É obrigatório que todos os participantes levem lanternas", reforça a gerente.

Para participar da caminhada, é necessário preencher um formulário com um documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física. "Só pode participar do passeio quem fizer a inscrição prévia", adverte Márcia. A caminhada inicia às 8h e o ponto de encontro é na praça em frente à Capela de São João Batista, na entrada do Spar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-5094.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013, em diferentes trilhas da cidade, e atrai em média 25 pessoas. A Prefeitura já promoveu caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia), Vilarejo de Tomascar, entre Maricá e Rio Bonito, Cachoeira do Espraiado, Silvado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju, na região central, Praia da Sacristia, entre Jaconé e Ponta Negra, entre outros pontos turísticos.​


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp