06/10/2014 às 21h20min - Atualizada em 06/10/2014 às 21h20min

Fim da Greve: Agências bancárias voltam a funcionar normalmente nesta terça-feira, 07

[caption id="attachment_46780" align="alignleft" width="300"]
(Foto :: Arquivo | LSM)

(Foto :: Arquivo | LSM)

(Foto :: Arquivo | LSM)[/caption]

Diferentemente da greve do ano passado, os bancários conseguiram em apenas sete dias um acordo que a categoria achou razoável. Nesta segunda-feira (6), assembleias aconteceram em diversas cidades do país  e acenaram com o final da greve. A nova proposta da Federação dos Bancos (Fenabam) prevê 8,5% de aumento nos salários, 2,02% a mais do que a última proposta, mas ainda abaixo da proposta inicial dos bancários, que era de 12,2%. Ainda asssim, pelo aumento real do salário e outras questões, os sindicatos consideraram o balanço da greve positivo. 

Após receber a nova proposta da Fenaban, na última sexta-feira (3), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) recomendou o fim da greve. Sindicatos do Rio, Niterói e Baixada Fluminense confirmaram o fim da greve no estado do Rio.

Luis Claudio Caju, secretário geral e eleitopresidente do Sindicato dos Bancários de Niterói, diz que a greve teve um saldo positivo, em comparação com a do ano passado. “Primeiro o período de paralisação, que ano passado chegou a 23 dias. E também o aumento real desse ano foi maior". 

Outra vitória foi o aumento diferenciado do vale-refeição, que foi de 12,2% . “Os trabalhadores reclamavam muito da falta de reajuste do vale, por causa do aumento dos alimentos, então essa foi uma questão fundamental, ter esse reajuste diferente”.  Alguns compromissos para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho também foram firmados e são considerados essenciais. 

Os bancos se comprometeram que o monitoramento dos resultados será feito com “equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho". O assédio moral, as metas fora da realidade e a grande pressão por resultados é uma das grandes reclamações dos bancários. A cobrança de metas passará a ser proibida não somente por SMS, mas também por qualquer outro tipo de aparelho ou plataforma digital.     

Outra medida que Caju destaca é a compensação pelos dias parados. “Essa é umas das questões que impacta muito no fechamento da campanha, se foi positivo ou negativo. E como ficou acordado que não haverá desconto e que vamos compensar uma hora por dia até o final do mês, foi bem positivo” complementa ele.

Entre os outros ganhos da categoria estão a volta de funcionárias gestantes que foram demitidas. Se a mulher for demitida e se descobrir grávida, será recontratada imediatamente. A cláusula de extensão dos direitos aos casais homoafetivos será feita com o RH de cada banco, e não mais com o chefe imediato, evitando constrangimentos. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp